Dom Pedro: “Missão Belém é presença de Deus no meio dos irmãos”

Bispo diocesano conheceu trabalho realizado num dos espaços da comunidade religiosa que atende pessoas em situação de rua, muitas delas na dependência química, para a retomada da dignidade na sociedade

“Vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”. A citação do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, sobre a segunda carta de São Paulo aos Tessalonicenses (3-13) serve como inspiração para a continuidade do trabalho da Missão Belém, em visita realizada na manhã deste sábado (21/12), na Chácara Aracele, em Rio Grande da Serra.

“Quando nós ajudamos somos essa presença de Deus para os irmãos. Vocês estão aqui porque confiam em Deus”, reitera Dom Pedro, que tomou café da manhã, conheceu as instalações do local e presidiu a missa com cerca de 70 acolhidos que convivem no espaço de oração, meditação, trabalho e retomada da dignidade.

Durante a homilia, o bispo abordou a superação dos dramas da vida, a superação dos vícios e o amor de Deus por nós. “A Palavra de Deus nos anima e nos dá forças, para vencermos a batalha com dignidade movida por amor. São as vitórias de Cristo que nos encoraja. Tira nosso medo, nosso desânimo, onde notamos, pela fé, mas também pela presença dos irmãos que nos rodeiam, quando nos ajudam”, sintetiza.

“Essa ajuda que você presta para o outro é um sinal da presença de Deus no nosso meio. Tudo que fizerdes a um desses pequeninos, é a mim que o fazeis. Quem é o pequenino? É aquele que precisa de nossa ajuda. Uma criança, um doente, um idoso, um dependente. Todos que precisam da ajuda de alguém”, complementa.

Sobre a Missão Belém

A Missão Belém é uma comunidade religiosa existente há 14 anos. Reconhecida pela Igreja Católica, tem 160 casas e acolhe 2, 2 mil irmãos. A maioria dos locais estão na Grande SP. Porém, o movimento é difuso também em Belém, no Pará; Itália e Haiti, onde conta com centro de acolhimento a 1,7 mil crianças, oferecendo formação educacional e refeições, e a futura construção de um hospital.

No Grande ABC são atendidas cerca de 200 pessoas, sendo 120 em Rio Grande da Serra (70 na Chácara Aracele; 30 na Casa de Idosos e Enfermos; e 20 na Casa de Cursos para Formação Profissional) e 80 no Sítio Perpétuo Socorro, no Riacho Grande, em São Bernardo.

O carisma da Missão Belém é ser família para quem não tem família. “Se alguém está em situação de rua é um dever nosso acolher essa pessoa, trazer para nossa casa, dar dignidade e apresentar Deus. Não fazemos trabalhos com remédios ou psicológico. Mas sim espiritual. A partir do momento que preencho o coração de Deus, a droga sai. É um método beneditino dos monges ‘Ora et labora’, ou seja, oração e trabalho”, conta Rodrigo de Oliveira, que coordena os trabalhos da Missão Belém na região.

O período mínimo de restauração é de seis meses. No local, os acolhidos participam de orações, reza do santo terço, meditação do diário espiritual e terapia ocupacional, com trabalhos na horta e limpeza, por exemplo.

Testemunho

O vendedor Michel Oliveira dos Anjos, 32 anos, costumava colecionar sorrisos desde a infância. No entanto, em certo momento da vida percebeu que a alegria tinha dado lugar ao sentimento de tristeza. “Comecei a usar crack aos 29 anos. Tomei um golpe e cheguei a ponto de vender tudo. Não tinha vontade de fazer nada, de cuidar da higiene pessoal, nem vontade de comer”, relata.

“Foi assim durante três anos. Daí ouvi falar da Missão Belém, mas tinha a questão do orgulho de não querer assumir que precisa de forças para sair dessa situação. De que eu era incapaz de ser fraco. Porém, certo dia olhei no espelho, e no reflexo, fazendo a minha barba, reconheci no fundo dos meus olhos que precisava dessa ajuda”, continua.

“Posso dizer que tenho 68 dias de vida aqui. Não tenho vontade de cigarro, de crack. Farei minha caminhada de seis meses. Daí vou reabrir essa porta, com a força de Deus. Quero fazer enfermagem para cuidar de pessoas e reconstruir tudo que destruí, seja na família, seja na boas amizades e companhias”, projeta.

E com isso, Michel espera voltar a colecionar sorrisos e abraços para retomar a felicidade essencial para o ser humano.