Encerrando o ciclo de reuniões de 2019, o último encontro do ano dos padres gestores da Cúria Diocesana de Santo André aconteceu na manhã de sexta-feira (13/12), às 17h, no Edifício Santo André Apóstolo, no Centro da cidade andreense. Essa atividade destacou realizações e desafios objetivando sempre a transparência, eficácia nos serviços e uma maior sinodalidade no governo diocesano.
Participaram o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira; o vigário episcopal para Pastoral Pe Joel Nery; o secretário episcopal e coordenador do setor de recursos humanos Pe. Camilo Gonçalves de Lima; o vigário judicial Pe. Jean Rafael Eugênio Barros; o coordenador do Departamento de Comunicação Pe. Tiago José Sibula da Silva; o chanceler do bispado Pe. William Mariotto Torres; o vice-chanceler do bispado Pe. Vinícius Ferreira Afonso; e o assessor do Departamento Jurídico e Imobiliário e do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva.
Modernização e profissionalização
De acordo com o vigário geral da Diocese de Santo André e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira , no decorrer deste ano foram tratados assuntos referentes a todos os departamentos, os encaminhamentos e aperfeiçoamentos, sobretudo na perspectiva de modernizar e profissionalizar a Cúria, fazendo com que ela seja um dos organismos bem eficazes na colaboração e ajuda constante ao pastoreio do bispo diocesano. “É um momento também de partilharmos as experiências. Momento de colocarmos em comum, os desafios, e buscarmos caminhos para superá-los juntos, criando ainda mais harmonia entre os diversos departamentos e também a partir dos seus gestores”, enfatiza o sacerdote.
Avanços e realizações
A realização desta reunião é um dos grandes instrumentos, no sentido de fazer com que a Cúria seja sempre uma manifestação de transparência, de eficácia no trabalho e de serviço a toda Igreja Diocesana de Santo André. Ainda segundo Pe. Ademir, que também é pároco da Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André, muitos avanços ocorreram ao longo de 2019, resolvendo questões pendentes, conquistando benefícios para os colaboradores (convênios médico e odontológico), bem como a montagem do estúdio do Departamento de Comunicação, a sacristia diocesana que foi organizada no hall de entrada do prédio da Cúria, e o desenvolvimento dos departamentos jurídico e imobiliário, e de recursos humanos, dentre outras alterações que contribuem no bom andamento dos trabalhos. “Tudo foi sendo organizado internamente a partir dessas reuniões, sendo então um meio eficaz de realizarmos esse trabalho a serviço de toda a diocese”, frisa Pe. Ademir.
Os departamentos que compõem a Cúria Diocesana são: Financeiro, R.H, Jurídico/Imobiliário, Tribunal Eclesiástico, Chancelaria, Centro de Pastoral, Comunicação, Museu, Cobecisa (Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André) e Vicariato Episcopal para a Caridade Social.