Encontro da IAM destaca protagonismo das crianças e adolescentes

A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Santo André realizou na tarde DE sábado (1º/02), o primeiro encontro de 2020 com a Tarde de Estudo para 35 assessores da IAM das cidades de Santo André, São Bernardo, Mauá,  São Caetano e Diadema, que compareceram ao Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro andreense. O motivo do encontro foi o aprofundamento do documento “Orientações e diretrizes – documento de estudo” lançado no ano passado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), da qual a IAM faz parte.

O coordenador diocesano da IAM, Glauber Machado, destacou durante a palestra os principais pontos acerca do carisma e do funcionamento da IAM, como sua ligação com o Papa, por ser obra pontifícia, e ter caráter universal, dirigida para o mundo todo.
Um dos aspectos mais destacados neste documento é a questão do protagonismo das crianças e adolescentes, que auxiliados pelos assessores, preparam e aplicam os encontros, de acordo com a metodologia das quatro áreas integradas.

O encontro também contou com a participação do integrante da coordenação estadual da IAM, José Laércio Chaves, que abrilhantou o encontro com um momento de reflexão e descontração utilizando bexigas. Por fim, Laércio destacou a alegria de novamente vir em nossa diocese e constatar o aumento no número dos assessores e dos grupos. Lembrou também que no próximo mês teremos um encontro de implantação para todos os grupos que surgiram no ano de 2019, em cinco paróquias.

8º Plano de Pastoral
A iniciativa atendeu ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, mais especificamente o itinerário 5, que tem como objetivo desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim.

Como participar
Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos podem participar da Infância e Adolescência Missionária. Quem quiser implementar o grupo em sua paróquia basta enviar e-mail para: iam@diocesesa.org.br ou ligar no Centro de Pastoral no telefone: 4469-2077. Para saber mais sobre a IAM, acesse o portal http://www.pom.org.br/

Presença na Diocese
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária tem cerca de 20 grupos, espalhados em 13 paróquias da Diocese de Santo André, chegando a atingir quase 200 pessoas. Atualmente, cerca de 50 mil crianças e adolescentes participam da obra em todo o Brasil.

Fundação
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária completou 176 anos de existência no dia 19 de maio de 2019. Fundada em 1843, em Paris, na França, a “Santa Infância” (hoje, Infância e Adolescência Missionária) teve esse nome escolhido porque a característica da Obra seria justamente a infância dos países cristãos ajudando a infância dos países pobres de recursos humanos e pobres por não conhecer a pessoa de Jesus Cristo.