Você conhece os Diretórios Diocesanos?

A Diocese de Santo André estreia nesta sexta-feira (14/02), a série especial abordando a importância dos Diretórios Diocesanos na vida do clero, dos religiosos, das pastorais, dos movimentos e grupos, dos leigos e leigas da Igreja Católica do Grande ABC, em comunhão com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
Em cada mês será aprofundado um documento diocesano. Neste primeiro capítulo, o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, explica que os diretórios nasceram como norteadores dos diversos âmbitos da vida eclesial, visando a unidade da Igreja Diocesana.

“Tem as questões administrativas, pastorais, sacramentais. Enfim, a vida, os ministérios, e dentro desse contexto de vivência da experiencia eclesial que surgem os diretórios, que tem como grande propósito trazer orientações simples, concretas e diretas para especialmente trabalhar na linha de criar um espírito comum e promover a organização da vida diocesana”, destaca. De acordo com Pe. Joel, os diretórios tem como enfoque aquilo que a Igreja propõe como algo universal, que é comum para todos, mas também reforçado questões que formatam um rosto diocesano. “Os diretórios trazem esse grande olhar com princípios únicos para toda a Igreja e algumas questões próprias para uma diocese”, sintetiza.

Os diretórios diocesanos lançados são: Formação Presbiteral, Diaconado Permanente, Diretório de Liturgia, Diretório de administração, economia e finanças, Documentos da Vida Presbiteral, Conselhos pastorais e administrativos.