XII Romaria do Terço dos Homens reúne 80 mil com presença da Diocese

Aproximadamente 4 mil fiéis de 80 paróquias do Grande ABC integraram 12ª edição do encontro, que registrou cerca de 80 mil pessoas no Santuário Nacional de Aparecida; Dom Pedro concelebrou missa de encerramento

Cerca de 4 mil devotos e fiéis de 80 paróquias da Diocese de Santo André se juntaram a aproximadamente 80 mil pessoas de todo o país numa única voz para louvar, agradecer e pedir graças à Padroeira do Brasil, durante a XII edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens, realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

A Romaria do Terço dos Homens é uma das maiores do país e a maior acolhida pelo Santuário de Aparecida. De acordo com o coordenador diocesano do Terço dos Homens, Francisco Mamede, esse momento é muito gratificante para a Diocese de Santo André, pois expressa a comunhão com homens do terço de dioceses e arquidioceses de todo o Brasil, inclusive de membros de países latino-americanos e africanos.

“Foi uma benção especial participarmos mais uma vez deste evento que já se torna tradicional para nós louvarmos Nossa Senhora Aparecida, a mãe de Jesus. Além disso, os testemunhos são muito marcantes e emocionantes, atestando as graças recebidas por meio da reza do terço”, avalia.

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrou a Missa de Encerramento da XII Romaria Nacional do Terço dos Homens, ao lado de milhares de devotos e grupos do Terço inscritos na romaria. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e também concelebrada pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG) e referencial da CNBB para os grupos do Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira, e demais padres e religiosos.

Programação

A programação teve início na noite de sexta com a acolhida dos grupos e celebração de abertura, procissão luminosa e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Durante a madrugada, os homens permaneceram em Vigília na Capela do Santíssimo. No sábado, o dia começou com acolhida, oração e música, acompanhada de missa solene campal na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

No período da tarde, os homens rezaram o Santo Terço e se consagraram a Nossa Senhora Aparecida, no Altar Central do Santuário. Logo depois, mais uma procissão luminosa e show musical.

No último dia da romaria, os homens iniciaram o domingo com o momento mariano, integraram a missa solene e participaram do Programa Terra da Padroeira, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

Encontro Diocesano

No dia 19 de setembro de 2019, das 9h às 14h, a Diocese de Santo André promove o 3º Encontro do Terço dos Homens com representantes de paróquias de todas as dez regiões pastorais no Grande ABC. A atividade acontece na Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Diadema.

O movimento mariano Terço dos Homens estima 1,5 milhão de participantes em todo o Brasil.

Mais informações sobre como participar ou montar um grupo de Terço dos Homens em sua paróquia pelo telefone: 99386-3318 (falar com Francisco Mamede).