Diocese de Santo André

Terço da Misericórdia mobiliza Apostolado da Oração no Carnaval

Cerca de 60 membros do Apostolado da Oração participaram da abertura da Adoração de Carnaval 2020 com Cristo, que é realizada entre os dias 22 e 25 de fevereiro (sábado a terça-feira), às 15h, na Capela São Francisco, localizada na Rua Manoel Messias da Silva, 77, no Bairro Cooperativa, e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Estrada da Cooperativa, 351, no Bairro Alves Dias.

A meta do encontro é servir como referência para que várias paróquias da Diocese de Santo André possam reproduzir esse momento de espiritualidade no próximo ano.

Para chegar aos locais de ônibus, basta pegar as linhas que atendem os Bairros Cooperativa e Alves Dias, que saem do Terminal Rodoviário João Setti, no Centro de São Bernardo.

 

Programação e participação

A programação do encontro teve início com a apresentação dos objetivos da atividade, que ocorre há seis anos, como um momento de espiritualidade, reflexão, adoração ao Santíssimo Sacramento e preparação que antecedem o período da quaresma.

Durante uma hora, integrantes da Rede Mundial de Oração do Papa meditaram os mistérios do Terço da Misericórdia, acompanhados da Ladainha da Divina Misericórdia, Consagração à Divina Misericórdia, Ato de Desagravo em Reparação ao Sagrado Coração de Jesus, além da Oração e Consagração à Sagrada Face, que tiveram as participações do Pe. Aparecido de Góis, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; das coordenadoras diocesanas, Maria José de Jesus e Gracia Fernandes; das coordenadoras das regiões Mauá – Zélia; Santo André  Centro – Tania; SBC Rudge Ramos – Loures Teoles e Lourdes Trigilio;  representantes de grupos do Apostolado da Oração das paróquias Santa Maria, Nossa Senhora da Assunção, Sagrada Família, ambas da Região SBC Anchieta; e das paróquias Menino Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Santuário Nossa Senhora Aparecida, ambas da Região SBC Rudge Ramos.

Oração e chamado

“Nessa adoração imploramos a misericórdia de Deus pelos pecados cometidos e quanto sofrimento e causa ao Sagrado Coração de Jesus, especialmente nesse período de Carnaval, quando se busca uma alegria passageira e se esquecem que a verdadeira alegria é Jesus, que não tem prazo de validade”, avalia Maria José.

Do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Pauliceia, na Região SBC – Rudge Ramos, Maria de Lourdes Trigilios, considera que participar da coordenação do Apostolado da Oração foi um chamado. “Estou há dois anos à frente do Apostolado. Peço que as pessoas venham para o apostolado, ajudar a orar e renovar nosso grupo. Precisamos de pessoas que venham com o coração aberto”, sintetiza.

Já Maria de Lourdes Teoles participa há 60 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, também na Região SBC – Rudge Ramos, desde os tempos da capela. “Esse é um momento de rezar pelo mundo, num dia que muitas pessoas estão no Carnaval e muitas se perdendo pelo caminho errado, temos que clamar a Deus pela proteção e conversão”, prega.

Após dois anos de pesquisas, um livreto foi elaborado e está sendo utilizado pelas pessoas que participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Capela São Francisco, na Região São Bernardo – Anchieta, durante os quatro dias de carnaval.

Ele é fruto de uma pesquisa sobre o pensamento que alguns santos tinham sobre o carnaval, diz Maria José.

“São Vicente Ferrer, Santo Agostinho, Santa Catarina de Sena, João de Foligno- o Servo de Deus, São Francisco de Sales, Santa Teresa dos Andes, Santa Faustina, São Pedro Claver, Santa Margarida Maria Alacoque, Santo Afonso Maria de Ligório estão entre os Santos pesquisados”, cita.

“Além dos Pensamentos dos Santos, inclui Orações, Meditações, Consagrações e o Ato de Desagravo, buscando a reparação dos excessos que estão sendo cometidos e das injustiças ao Sacratíssimo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, durante este período que estamos vivendo.”

 

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja