Fique por dentro das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Aprovadas na 57ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizada em 2019, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja para o quinquênio 2019-2023, que consta no Documento 109 da CNBB, têm sido temas de encontros formativos na Diocese de Santo André neste ano, com um itinerário que percorrerá as dez regiões pastorais com a apresentação da relevância da prática dos quatro pilares e de a Igreja Católica no Grande ABC estar em comunhão com os fiéis e unidade com a Igreja de todo o país.

De acordo com o coordenador diocesano do Centro de Pastoral, Pe. Joel Nery, essas diretrizes trazem linhas gerais que serão aplicadas nos planos diocesanos de pastoral. “O grande objetivo das diretrizes gerais é alinhar a nossa vida, nossa caminhada pastoral com a caminhada que é proposta pela CNBB para a Igreja no Brasil, conhecendo as linhas centrais gerais que os bispos do Brasil propõem olharmos e levarmos em consideração para nossa ação evangelizadora em cada diocese”, afirma o vigário episcopal para a Pastoral.

É um novo chamado de retorno às fontes para olhar a experiência das comunidades primitivas e inspirados por elas formar, no hoje da história e na realidade urbana, comunidades eclesiais missionárias reforçam que a casa é onde as pessoas são identificadas pelo nome, pelo jeito, onde têm história.

Quatro pilares

Na proposta das diretrizes, a casa é sustentada por quatro pilares essenciais: Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; O pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade; o pilar da Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis; o pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.

“Algumas ideias centrais das diretrizes gerais estão intimamente ligadas à tomada de consciência maior, de que vivemos num mundo cada vez mais urbano, que é um modo de ser e não simplesmente a ideia e a concepção de que as pessoas vivem nas grandes cidades, mas é o jeito viver das cidades, ou seja, jeito de viver do mundo urbano que se espalhou e chega hoje a todos os cantos do mundo afora”, avalia Pe. Joel Nery, que também é pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo.

Algumas formações já ocorreram em Diadema e Santo André. Outras regiões ainda estão se organizando para receber os encontros. Procure a paróquia mais próxima de seu bairro para saber quando serão as próximas agendas e participar dessas atividades.