Conheça e participe do Setor Juventude da Diocese de Santo André

Conhece o Setor Juventude da Diocese de Santo André? Quer saber como participar das atividades e fazer parte desta comunhão diocesana?

Para conversar sobre o tema, a reportagem da Diocese de Santo André realizou uma entrevista com o assessor diocesano do Setor Juventude e pároco da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida de São Bernardo, Pe. José Aparecido de Sousa. Acompanhe:

Pe. José, quando foi criado e qual objetivo do Setor Juventude?
O Setor Juventude foi criado aproximadamente no ano de 2009. Mas o desejo de criar e participar foi bem antes disso. Tem como objetivo central lembrar aquilo que é a missão dos jovens. A missão do Setor Juventude é justamente realizar e ter um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. Neste sentido, a missão do Setor Juventude é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana para o segmento juvenil.

Qual a importância do Setor em nossa diocese?
É essa articulação, essa convocação para as orientações dos evangelhos, para mostrar isso à juventude, respeitando o protagonismo juvenil de cada um. Isso é importantíssimo. Respeitar o protagonismo dos jovens, nas atividades, nos carismas, na organização, na espiritualidade. E assim vamos criando uma juventude participativa, organizada, a partir de uma experiência com Deus. É justamente aquilo que nos propõe, a luz do documento 85 da CNBB ‘A evangelização da juventude a partir das diretrizes gerais da evangelização’. A partir disso, vamos apresentando, articulando, organizando aquilo que a juventude busca apresentar na Igreja Particular e para seus respectivos membros.

Quem faz parte?
Todas as expressões de evangelização juvenil que existem em nossa diocese. Por exemplo, a Pastoral da Juventude, movimentos eclesiais, novas comunidades, congregações religiosas que trabalham com a juventude, grupos de jovens paroquiais e outros segmentos eclesiais com a evangelização da juventude. Portanto, a participação dos jovens no Setor Juventude é de fundamental importância. Há um processo de envolvimento dessas diferentes formações religiosas que nos levam a fazer a experiência da fé, o acolhimento, a escuta da palavra, o discernimento vocacional, uma conversão pessoal e pastoral. Todos os jovens, expressões juvenis são convidadas a fazer parte do Setor Juventude, e você jovem é convidado a fazer parte deste grupo.
*

E quem pode participar do Setor Juventude? Qual o caminho?
Todos os jovens da nossa diocese são convidados e convidadas a participarem do Setor Juventude, fazendo assim dessa juventude, uma verdadeira expressão juvenil, onde cada um dos nossos jovens e adolescentes possam expressar a sua espiritualidade. Portanto, o Setor Juventude tem essa abertura para que cada jovem, grupo de jovem, comunidade religiosa, cada um possa manifestar a sua juventude a partir da sua espiritualidade.
Então, o Setor Juventude não é um grupo de jovens, mas é um espaço onde todos os jovens, todas as expressões de espiritualidade são partilhadas, refletidas e valorizadas. Podemos dizer que o Setor Juventude é onde os jovens encontram a sua maneira de testemunhar a vida na fé e no amor a Cristo, ou seja, expressando a sua juventude. Todos os jovens, coroinhas, cerimoniários, grupos de crisma, as comunidades de vida, congregações religiosas são convidadas a participar conosco. Trazendo a sua experiência juvenil, isso a nível regional e paroquial. Todos os jovens são muito bem-vindos.
*

Quais as principais atividades realizadas ao longo do ano?
O Setor juventude tem coordenações regionais e é formado por vários membros das dez regiões pastorais. E o objetivo dessa comissão é justamente planejar e organizar as atividades nas regiões, nas paróquias, em nossa diocese. Então, as principais atividades ao longo do ano são a Caminhada Quaresmal, que acontece todo Primeiro Domingo da Quaresma. Depois, temos a alegria celebrarmos em 2020, dez anos do Domingo de Ramos da Juventude com o Bispo. Dez anos que nós celebramos a alegria de caminharmos juntos nas ruas da nossa diocese, das nossas cidades. Temos também o DNJ – Dia Nacional da Juventude. Esse ano estamos trabalhando junto com o Ano Vocacional Diocesano, enfim, além também das formações nas bases, tanto nas regiões, quanto nas paróquias. Bom lembrar das missões diocesanas, que acontecem com a juventude e o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), ou seja, é uma pastoral juvenil que trabalha em conjunto com outras pastorais de nossa diocese.
*

E os desafios para fazer com que os jovens adotem uma vida de santidade e mais participativa na Igreja e na sociedade?
Sabemos que a santidade é própria de cada um. Mas nós temos que fazer uma pergunta muito importante: o que é ser santo? Ser santo não é ser perfeito, porque se fôssemos perfeitos não era preciso buscar a santidade. Portanto, a santidade é um caminho, uma busca, uma conquista a cada dia que vamos fazendo essa experiência, a luz de Cristo, à luz do evangelho.

Importante buscar a santidade constantemente em nossa vida, isso para nós adultos, mas também para toda a juventude. O caminho da santidade é construído no cotidiano de nossa vida. Os santos e santas de Deus nos ensinam essa verdade, a partir da escuta da palavra, do amor de Cristo e da doação da vida. Diante dessa busca da santidade, vão ser inseridos na vida da sociedade e essa inserção nos leva a testemunhar a nossa fé na participação dos sacramentos, na liturgia, enfim, na vida da Igreja em que todos os jovens são convidados a participar, sempre.