Coronavírus: Campanha Solidária arrecada alimentos para famílias carentes

Em tempos de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que se tornou um dos principais desafios da humanidade neste século XXI, iniciativas de solidariedade tem sido o melhor remédio para acolher famílias carentes e amenizar o sofrimento daqueles que estão enfermos em todo o mundo. E na Diocese de Santo André não é diferente. Realizado no último sábado (18/04), o “Drive-Thru da Solidariedade” arrecadou toneladas de alimentos, produtos de higiene, materiais de limpeza e roupas.

Essa é uma ação que atende ao itinerário 8 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, sendo encabeçada por paróquias e pastorais sociais, com acompanhamento do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, que encontraram nessa modalidade de colaboração, a forma mais rápida de chegar às famílias carentes, pessoas em situação de vulnerabilidade social, trabalhadores informais e desempregados, a ajuda urgente diante do cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária. Dentro dos carros, as pessoas podem fazer as doações de uma forma mais segura e sem aglomerações.

Durante a Santa Missa da Festa da Divina Misericórdia, na manhã de domingo (19/04), o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini destacou que a vida vem sempre em primeiro lugar. “Nós temos que empreender o caminho da partilha solidária”, frisa.

Balanço

Na Igreja Matriz de Santo André, a Pastoral do Migrante, com o apoio de jovens e leigos, arrecadou aproximadamente seis toneladas de alimentos, além de roupas, máscaras e produtos de higiene, que serão divididas em cesta básicas para doação às famílias carentes. Os padres Jean Dickson e Pierre Dieucel abençoavam as pessoas dentro dos veículos que passavam pelo local.

Também na cidade andreense, a Paróquia São Judas Tadeu realiza a iniciativa de caridade há duas semanas e já distribuiu 101 cestas básicas para as famílias residentes no Núcleo dos Ciganos, em Utinga. Com as doações de sábado, mais 40 cestas de produtos essenciais como alimentos, produtos de limpeza e higiene serão montadas e entregues em breve.

Em Mauá, na Paróquia Matriz Imaculada Conceição, as pastorais sociais divulgaram o resultado da arrecadação, que gerou a organização de 120 cestas básicas, 240 máscaras e 80 kits de higiene para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na Paróquia Sagrada Família, em São Bernardo do Campo, os gestos de generosidade atingiram 260 kg. Desde o dia 4 de abril, a igreja já arrecadou 2 toneladas e meia que atendem cerca de 160 famílias. Durante a semana, entre 25 a 30 novas famílias aparecem para fazer o cadastro e também serem atendidas com as doações angariadas aos sábados.

Ação Social

Em pleno período pascal, o Colégio Católico Vesper (Veritas Entidade de Pesquisa e Educação Ressurreição) localizado na Rua Santo André, 627, ao lado da Igreja Matriz de Santo André, manifestou seu compromisso de levar alento e ressurreição aos que mais estão sofrendo com essa pandemia da Covid-19. A instituição partilhou algumas cestas básicas que foram entregues à Pastoral de Rua, na Vila Assunção, em Santo André.

“Espero que ajude as famílias que estão precisando nesse momento”, destaca Vânia, que é diretora do colégio. O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Renan Evangelista Silva, ainda destacou: “As ações da Pastoral da Educação estão dentro das propostas do Vicariato da Caridade Social, ou seja, nossa missão além de educar os alunos é levar o evangelho de Jesus de uma maneira concreta como nos pede o 8º Plano Diocesano de Pastoral.”

Confira as próximas agendas do “Drive-Thru da Solidariedade:

Paróquia São José Operário

Rua Bela Vista, 215 – Jardim Bela Vista, Santo André

Entrega das doações no portão da igreja ou diretamente do carro

Terça (21 de abril), das 9h às 12h

Paróquia São Judas Tadeu – Santo André
Rua João Ribeiro, 936 – Campestre, Santo André

Entrega pelo portão superior do estacionamento

22 e 25 de Abril (quarta e sábado) das 9h às 13h

Paróquia Sagrada Família

Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago, São Bernardo do Campo

Entrega das doações no portão da igreja ou diretamente do carro

Todos os sábados, das 9h às 12h

Paróquia São João Batista

Praça São João Batista, 1 – Rudge Ramos, São Bernardo do Campo

Entrega das doações no estacionamento da igreja, na Avenida Caminho do Mar

Domingo (3 de maio), das 8h às 12h e das 14h às 18h

As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:

Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62

Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.