Dom Pedro prega fé e coragem aos fiéis durante a quarentena

Preservando a vida em razão do avanço da pandemia do Covid-19 (coronavírus) no Brasil, pela primeira vez a Diocese de Santo André realizou as 24 Horas para o Senhor sem a participação dos fiéis na igreja. Mas o Sagrado Coração de Jesus Cristo sempre está aberto para acolher cada um e foi isso que aconteceu na Missa e Adoração Diocesana ocorrida na noite de sexta-feira (20 de março) e madrugada de sábado (21 de março), na Catedral Nossa Senhora do Carmo. Para prosseguir na evangelização e contemplar as famílias em suas casas, a transmissão simultânea nas redes sociais da diocese: Facebook, YouTube e Instagram foi fundamental e trouxe conforto aos corações das pessoas neste momento em que devemos estar unidos para vencer esse desafio que acomete mais de 160 países do mundo.

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini celebrou a missa e fez uma breve reflexão sobre o momento que o mundo atravessa, em que a pandemia do coronavírus traz efeitos para a população mundial, e como enfrentar essa batalha com fé e esperança, durante a quarentena de 15 dias determinada pelo governo do Estado de São Paulo, a partir desta terça-feira, 24 de março. “O caminho da vida é o caminho da partilha. Que esta palavra de Deus nos chame a conversão. Estamos nesta situação difícil para que nos recolhemos diante desta pandemia, mas vamos acompanhar de nossas casas acompanhar as orações, missas e outras que serão feitas”, sintetiza. “É preciso ficar em casa, mas Deus nos deu a vida. E nós devemos cuidar dessa vida. Não percamos a esperança e a coragem. Jesus fez uma promessa ‘Eu estarei convosco, não tenham medo. Eu estou aqui’. Ele disse aos discípulos, na barca, com medo de morrer afogados numa ventania ‘Eu estou aqui’. Jesus está conosco, como na Eucaristia e como os discípulos de Emaús disseram ‘Jesus fica conosco'”, reflete Dom Pedro.

Concelebraram o vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira; o vigário episcopal para a Pastoral e pároco da Catedral, Pe. Joel Nery; o secretário episcopal, Pe. Camilo Gonçalves Lima; o reitor do Seminário de Filosofia, Pe. Hamilton Gomes do Nascimento; e o assessor do Departamento Jurídico e vice-coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius.

Após a missa, o bispo iniciou a adoração com padres se revezando ao longo de dez horas, em orações do santo terço, reflexões e louvores.