Vicariato da Caridade abre cadastro de projetos e ações sociais

O Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários, grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas. Para efetuar o cadastro é muito fácil, basta clicar aqui.

Essa é uma das ações visando os preparativos para a realização da 1ª Assembleia Diocesana, que acontecerá no dia 30 de maio de 2020, a partir das 7h30, no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo (Praça do Carmo, 36-Centro de Santo André). Confira a programação em breve. O cadastro pode ser feito pelos coordenadores das pastorais paroquiais que realizam trabalhos sociais; pessoas que nas paróquias realizam esse trabalho individualmente; coordenadores de pastorais sociais diocesanas de articulação regional e nacional; além de instituições e associações ligadas às congregações religiosas, paróquias ou de fundação católica.

O que é o Vicariato?

A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Vicariato da Caridade Social foi criado no dia 30 de novembro de 2019, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A palavra vicariato vem de vigário, aquele que representa e expressa uma dimensão do pastoreio do bispo diocesano, para o qual ele conta com mais mãos. O Vicariato é uma rede de comunhão e articulação de todas as pessoas e grupos católicos nas sete cidades da Diocese, que expressam o ministério de pastoreio a serviço dos pobres, marginalizados e excluídos. “O objetivo é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos”, destaca o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke.