Diocese de Santo André

10 passos para participar da missa pelos meios de comunicação social

Neste tempo de isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, as celebrações prosseguem sendo transmitidas pelas redes sociais e emissoras de televisão e rádio. E a Diocese de Santo André, inspirada no Santuário de Schoenstatt de Belmonte, em Roma, e no exemplo da ação da Diocese de Jundiaí, em São Paulo, também preparou um material com orientações importantes para a participação dos fiéis nas Santas Missas estarem em comunhão com Deus, mesmo em suas casas, celebrando como se estivessem em suas respectivas paróquias. Confira:

1 – Prepare a mente
Não é só uma transmissão. É a Santa Missa. Tenha atenção ao que vai ser transmitido

2 – Prepara seu espírito
Prepare-se como se estivesse indo a sua paróquia normalmente. Convide o Senhor para visitar a sua casa. É como se Jesus mesmo celebrasse a missa para você e sua família

3 – Preparar o seu corpo
Tire o pijama! Vista-se como normalmente costuma visitar sua paróquia. Lembre-se que a sua visita é o Senhor dos Senhores!

4 – Prepare a sua casa
Lembre-se que sua casa é uma Igreja Doméstica. Tenha em mãos a Bíblia para acompanhar as leituras.

5 – Esteja em saída, mesmo em casa
Mande o link da transmissão para os amigos. Avise que tem como participar da missa. Reúna a família para rezarem juntos. Aja como se estivesse na celebração em sua paróquia

6 – Participe!
Responda e cante junto com o padre na transmissão

7 – Liturgia
Escute a Palavra de Deus com alegria. Acompanhe a Bíblia ou no ABC Litúrgico disponível no site

8 – Eucaristia
Na consagração, coloque-se de joelhos e adore o Senhor

9 – Comunhão Espiritual, como fazer?
Se coloque na presença do Senhor. Sugerimos que reze a oração abaixo, de Santo Afonso Maria de Ligório:

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-vos em minha alma. Já que não te posso receber sacramentalmente, vem ao menos espiritualmente ao meu coração. Senhor, uno-me a todo a Vós, como se já o tivesse recebido. Não permitais que jamais me separe de Vós. Amém!”

10 – E depois da Missa
Sugerimos que reze essa oração de Ação de Graças:

“Eu vos dou graças, ó Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, porque, sem mérito algum de minha parte, mas somente pela condescendência de vossa misericórdia, vos dignastes saciar-me, a mim pecador, vosso indigno servo, com o Sagrado Corpo e o precioso Sangue do Vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. E peço que esta Santa Comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura de fé, escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios. Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos. Aumente a caridade e a paciência. A humildade e a obediência, e todas as virtudes. Defenda-me eficazmente contra a cilada dos inimigos, tanto visíveis quanto invisíveis. Pacifique inteiramente todas as minhas paixões, unindo-me firmemente a vós, Deus uno e verdadeiro, feliz consumação do meu destino. E peço que vos digneis conduzir-me, a mim, pecador, aquele inefável convívio em que vós com vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os vossos Santos, a luz verdadeira a plena saciedade e a eterna alegria, a ventura completa e a felicidade perfeita. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!” (Oração de Santo Tomás de Aquino, retirada do livro ‘Sou Católico, vivo a minha fé, Edições CNBB, 5ª edição, 2019)

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão