Diocese de Santo André

Aceitar Jesus no coração é fortalecer a confiança num mundo melhor

O Tríduo Pascal começou na noite desta quinta-feira (09/04), com a Missa da Ceia do Senhor celebrada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que destacou a importância deste dia com os dons valiosos que Jesus deixou para a humanidade: o amor, a eucaristia e o sacerdócio.

Celebrando sem a presença de público devido à pandemia do Covid-19, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC disse que a atual situação exige responsabilidade de todos os fiéis permanecerem em quarentena e reiterou para que meditem esse relevante momento em suas respectivas casas, a fim de evitar aglomerações, acompanhando as celebrações por meio das redes sociais da Diocese e das paróquias, bem como as transmissões das emissoras católicas de rádio e televisão.

“Não fiquemos com medo, não percamos a coragem, não percamos a confiança. Esse Deus de amor está presente em nosso meio”, ressalta Dom Pedro, que alertou sobre a necessidade de realizarmos um exame de consciência sobre como vivenciamos essa relação com Jesus Cristo nos tempos atuais.

“Qual a nossa atitude? Nos preocupamos com nós mesmos, com nosso futuro, nossos projetos, nossos pecados. Somos voltados para nós mesmos. Muitos dizem que estamos numa sociedade narcisista. O que Jesus quer de nós é que nos preocupemos com uma coisa só: abrir o coração para receber o seu amor! Para o nosso bem, bem dos irmãos e do mundo todo. Por amor, Jesus se fez servo e doou a vida. Como servo entrega a vida. Se faz nosso alimento para fortalecer o caminho do amor”, reflete.

“E se você entrar no dinamismo do amor, que é o dinamismo do Reino de Deus, você não está somente no caminho da salvação, mas ajudará muitas pessoas a se salvarem e ajudará o mundo”, complementa Dom Pedro.

Lava-pés e sacerdócio

Com a missa do Lava-pés suspensa, Dom Pedro recordou o gesto marcante de Jesus, em doar a vida e se colocar a serviço. “O amor se expressa no serviço. A instituição da eucaristia exprime que não amor maior do que dar a própria vida, como alimento e no serviço aos irmãos”, disse.

Cristo também deixa o mandamento do sacerdócio ministerial como sinal de sua presença amorosa, que cuida por amor, não por cobiça, que dá vida como Bom Pastor.

Diante disso, a Missa Crismal, que renova a promessas sacerdotais e acontece tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa foi adiada para setembro de 2020, na semana do Retiro dos Presbíteros.

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini