Diocese de Santo André

Aceitar Jesus no coração é fortalecer a confiança num mundo melhor

O Tríduo Pascal começou na noite desta quinta-feira (09/04), com a Missa da Ceia do Senhor celebrada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que destacou a importância deste dia com os dons valiosos que Jesus deixou para a humanidade: o amor, a eucaristia e o sacerdócio.

Celebrando sem a presença de público devido à pandemia do Covid-19, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC disse que a atual situação exige responsabilidade de todos os fiéis permanecerem em quarentena e reiterou para que meditem esse relevante momento em suas respectivas casas, a fim de evitar aglomerações, acompanhando as celebrações por meio das redes sociais da Diocese e das paróquias, bem como as transmissões das emissoras católicas de rádio e televisão.

“Não fiquemos com medo, não percamos a coragem, não percamos a confiança. Esse Deus de amor está presente em nosso meio”, ressalta Dom Pedro, que alertou sobre a necessidade de realizarmos um exame de consciência sobre como vivenciamos essa relação com Jesus Cristo nos tempos atuais.

“Qual a nossa atitude? Nos preocupamos com nós mesmos, com nosso futuro, nossos projetos, nossos pecados. Somos voltados para nós mesmos. Muitos dizem que estamos numa sociedade narcisista. O que Jesus quer de nós é que nos preocupemos com uma coisa só: abrir o coração para receber o seu amor! Para o nosso bem, bem dos irmãos e do mundo todo. Por amor, Jesus se fez servo e doou a vida. Como servo entrega a vida. Se faz nosso alimento para fortalecer o caminho do amor”, reflete.

“E se você entrar no dinamismo do amor, que é o dinamismo do Reino de Deus, você não está somente no caminho da salvação, mas ajudará muitas pessoas a se salvarem e ajudará o mundo”, complementa Dom Pedro.

Lava-pés e sacerdócio

Com a missa do Lava-pés suspensa, Dom Pedro recordou o gesto marcante de Jesus, em doar a vida e se colocar a serviço. “O amor se expressa no serviço. A instituição da eucaristia exprime que não amor maior do que dar a própria vida, como alimento e no serviço aos irmãos”, disse.

Cristo também deixa o mandamento do sacerdócio ministerial como sinal de sua presença amorosa, que cuida por amor, não por cobiça, que dá vida como Bom Pastor.

Diante disso, a Missa Crismal, que renova a promessas sacerdotais e acontece tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa foi adiada para setembro de 2020, na semana do Retiro dos Presbíteros.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral