Pastoral do Migrante promove ação solidária no combate à Covid-19

Um gesto de solidariedade e cuidado em tempos de pandemia. Com o aumento dos casos de Covid-19, o novo coronavírus, no Brasil, inúmeros exemplos de ajuda e caridade em todo o mundo se tornaram essenciais no combate ao inimigo invisível. E a Pastoral do Migrante realizou na manhã de sábado (11/04), uma bela iniciativa com a distribuição de kits com máscaras, álcool gel e sabonetes para imigrantes de países como Haiti, Venezuela, Paraguai e Síria.

A ação aconteceu no Centro de Apoio ao Migrante e de acordo com o assessor diocesano da Pastoral do Migrante, Pe. Jean Dickson Saint Claire, demonstra apoio e generosidade para com aqueles que chegam ao país em busca de oportunidades e de uma vida melhor. “Os imigrantes estão muitas vezes sem emprego, sem apoio de políticas públicas e nós, como Igreja, fazemos esse trabalho pastoral e eclesial. Ensinamos como se cuidarem nestes tempos difíceis, observando sempre as orientações das autoridades sanitárias”, enfatiza o sacerdote, ao destacar que ovos de páscoa também foram entregues as famílias com filhos.

É o caso da família síria Zarba, do casal Aiman Zarba, 39 anos, e Tomador Faher Aldeen, 34 anos, com os filhos Mohamad, 13 anos, Ahmad, 9 anos, e Ali José, 5 anos. “A melhor prevenção ao coronavírus é ficar em casa. Só saia quando necessário”, pede o garoto Mohamad.

Já a comerciante venezuelana Laura Brito, 46 anos, entende que as pessoas tem que ter a consciência de lavar as mãos com água e sabonete ao chegarem em casa e usar álcool gel na rua. “Importante é seguir as orientações dos médicos e se cuidar para não ser infectado e infectar os outros”, comenta. Por outro lado, o haitiano Makinel doliska está há cinco anos no Brasil e já trabalhou em diversas profissões, em restaurante, gráfica e construção civil.  “Neste momento de crise considero o apoio dos padres fundamental para nós”, conta ele, ao agradecer os padres Jean Dickson e Pierre Dieucel, respectivamente pároco e vigário paroquial da Matriz Santo André.

O Centro de Apoio ao Migrante também recebe doações de alimentos e produtos de higiene, que podem ser realizadas no local (Rua Montevidéu, 71 – Utinga, Santo André), em horários alternativos, ou na Matriz de Santo André, na Vila Assunção. Mais informações com o Pe. Jean Dickson pelo WhatsApp: 97354-8615.