Dom Antonio Affonso: bispo mais idoso do Regional Sul 1 completa 100 anos

O bispo emérito de Taubaté, Dom Antonio Affonso de Miranda, completou nesta terça-feira, 14, 100 anos. O mais idoso do Regional Sul 1 da CNBB.

Para marcar a data, a diocese celebrou ontem (13), privadamente uma celebração eucarística com a presença de um pequeno grupo de reitores do Seminário, seminaristas e outros sacerdotes na Catedral.

Dom Wilson Luís Angotti Filho, atual bispo de Taubaté, saúda o bispo pelos 100 anos de vida, “A diocese de Taubaté se rejubila com seu bispo emérito, Dom Antônio, pelo seu centenário. Queremos, em primeiro lugar, sobretudo, agradecer a Deus pelo dom da sua Vida, por sua longevidade e por todos os dons que Deus o cumulou. Também agradecer ao senhor, toda a nossa diocese, seus presbíteros, seus bispos, diáconos, religiosas e religiosos e o povo que o senhor aprendeu amar e servir, queremos todos nós, expressar nossa gratidão ao senhor e unidos em oração agradecer pela sua generosidade em servir, pelo seu sim dado a Deus com perseverança até hoje no serviço ao povo de Deus, no serviço desta Igreja Diocesana da qual o senhor foi o quinto bispo, com sua presença, simpatia e amizade. Parabéns, Dom Antônio! Que Deus o abençoe hoje e sempre, concedendo muita saúde e paz, sempre!”

Homenagem
O bispo centenário também recebeu mensagem da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil: “Neste dia em que o senhor celebra o dom da vida, em nome de todos os seus irmãos bispos do Brasil, queremos expressar nossa ação de graças por tudo que sua vida tem significado para a Igreja. Agradecemos por sua dedicação como zeloso pastor de Lorena, Campanha e Taubaté. Elevamos ação de graças pelo sacerdócio e pela vida religiosa.”, afirmou Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ e secretário-geral da entidade.

O Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, também se une nos agradecimentos a Dom Affonso, “os arcebispos e bispos do Regional Sul1 se unem aos sentimentos de congratulação ao queridíssimo irmão, Dom Antônio Affonso de Miranda, pela feliz passagem do seu centésimo aniversário natalício. Infinitas graças se rendam a Deus, Pai de bondade, que generosamente conduz Dom Antonio pelos caminhos da tão merecida longevidade. Louvado seja Deus pelo seu perseverante e edificante testemunho de uma vida consagrada ao serviço do povo, na Igreja, especialmente pelo seu pastoreio nas Dioceses de Lorena, Campanha e Taubaté.
Nessa oitava da Páscoa em curso, desejamos ao caríssimo Dom Antonio as verdadeiras alegrias da ressurreição de Cristo”, felicitou Dom Pedro.

Biografia
Mineiro de Cipotânea, Antonio Affonso de Miranda nasceu em 14 de abril de 1920. Menino ainda, entrou para o Seminário Apostólico da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em Manhumirim (MG). Ali cursou humanidades e filosofia. Cursou teologia no Seminário Central de Belo Horizonte (MG) e foi ordenado sacerdote no primeiro dia 1 de novembro de 1945. Foi nomeado para bispo de Lorena, em 1971. Em 1977 tornou-se Administrador Apostólico de Campanha (MG) onde permaneceu até 1981, quando foi nomeado Bispo Diocesano de Taubaté. Renunciou aos 75 anos, mas continuou a residir em Taubaté, como Bispo Emérito, continuando a servir a Deus e à Igreja no seu ministério episcopal, celebrando o santo sacrifício, pregando retiros, proferindo palestras e cursos e, principalmente, escrevendo.

Fonte: CNBB Sul 1

A caridade não passará

Missa Exequial do Diácono Permanente Geraldino Pereira Coutinho é celebrada em Santo André

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino