Diocese de Santo André

ABC Litúrgico em Casa: subsídios para a Festa da Divina Misericórdia

Em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, a Diocese de Santo André divulga semanalmente o ABC Litúrgico para Celebração em Casa,elaborado pela Comissão Diocesana de Liturgia desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março.

E neste domingo (19/04) um roteiro especial foi preparado para os fiéis celebrarem em família, como igreja doméstica, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte: a Festa da Divina Misericórdia, celebrada no 2º Domingo de Páscoa e que adquire ainda mais importância nos tempos atuais, na busca por uma vida nova inspirada pela ressurreição do Filho de Deus.

A celebração completa 20 anos em 2020, sendo instituída oficialmente pelo Papa São João Paulo II, durante a cerimônia de canonização de Santa Faustina (1905-1938), que recebeu revelações privadas de Jesus Cristo e apresentou a mensagens ao povoado da cidade polonesa de Plock, em 1931.

Baixe o roteiro para a celebração neste link

Onde assistir?

Recentemente, a Diocese de Santo André, por meio do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, divulgou um decreto sobre a realização de missas sem a presença de público, reafirmando o compromisso com a vida e zelo pela saúde das pessoas, uma vez que a recomendação de governos, autoridades civis e sanitárias é evitar aglomerações e priorizar, sobretudo, o distanciamento social ficando em casa.

As missas podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por 87 paróquias do Grande ABC.

Como se preparar?

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também preparou algumas orientações para bem celebrar em casa, a Festa da Divina Misericórdia. Confira!

Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos;

Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado;

Um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora;

Uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na celebração da Vigília Pascal, nas casas;

Também se pode colocar próximo um quadro da Divina Misericórdia;

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão