ECC 50 anos: evangelizando e formando famílias para Cristo

“Há 50 anos, o ECC leva Cristo para inúmeras famílias. Que Deus e a Sagrada Família abençoem a todas as nossas famílias”. A mensagem do casal do coordenador do Encontro de Casais com Cristo, Simone e Fábio Santana, durante o biênio 2020-2021, recorda neste ano, o Jubileu de Ouro do serviço voltado para a evangelização, formação das famílias e à instituição do matrimônio. Criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, em São Paulo, quando sentiu a necessidade de agregar os casais para a evangelização das famílias e trabalharem dentro da igreja, servindo nas pastorais, nos conselhos e movimentos, desde então, o ECC é uma realidade presente em mais de 800 paróquias e comunidades de todas as cinco regiões do Brasil e até em algumas cidades do exterior, como Canadá. Mais de três milhões de casais já foram evangelizados e formados em nosso país.

“Nesta data, de grande importância, onde o ECC completa 50 anos é um momento de festa para nossas famílias. Pois, nestas cinco décadas, o ECC atingiu inúmeras famílias em todo o país. Como dizia padre Alfonso Pastore, que através da ação do Espírito Santo, formulou o Encontro de Casais com Cristo. Começou porque Deus quis”, salienta o casal coordenador.

Atuação na Diocese

Segundo o casal coordenador Simone e Fábio, desde o primeiro encontro em nossa Diocese, mais de 46 mil famílias já foram contempladas com a formação e evangelização em mais de quarenta anos, na década de 1970.

No entanto, diante do cenário da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, as comemorações físicas estão temporariamente limitadas, sendo substituídas pela espiritualidade nos lares e harmonia nos lares, buscando viver e colocar em prática a igreja doméstica.   “Através do estímulo para os casais, a fim que vivam o sacramento do seu matrimonio, através dos valores humanos e cristãos, com espiritualidade conjugal, familiar e apostólica. E também através do diálogo, inspirando m melhor relacionamento entre os membros da família”, orienta Fábio e Simone. A celebração do período jubilar do ECC foi aberta durante o XXII Congresso Nacional do ECC, realizado em Brasília em julho de 2019, e será encerrada com os Congressos das Regiões, em 2021.

Desafios

A Missa Diocesana de Envio dos novos casais dirigentes do ECC (Encontro de Casais com Cristo) da primeira, segunda e terceira etapas para o biênio 2020-2021 foi realizada no dia 5 de dezembro de 2019, no Santuário Senhor do Bonfim. O casal coordenador Simone e Fábio recebeu das mãos do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que presidiu a celebração, o Documento Nacional do Encontro de Casais com Cristo, no qual se comprometeram diante do sacrário de Jesus em cumprir as determinações deste registro, nas realizações dos encontros das três etapas na Diocese de Santo André.

“O grande desafio é alcançar cada vez mais famílias. Percebemos que as dificuldades que são refletidas em nossa sociedade, muitas vezes são as mesmas inseridas dentro de nossas famílias. Uma vez que consigamos levar Cristo para dentro das famílias, com certeza vai refletir na sociedade”, revela Fábio.

“Nós como leigos temos que estar mais atuantes na Igreja. Então, na verdade, a nossa missão é trazer as famílias para dentro da Igreja, a fim de que sejam leigos atuantes e cristãos participantes”, complementa Simone que, ao lado do marido, participa da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita, em Santo André.