Diocese de Santo André

8° Plano em Ação: Pastoral da Acolhida incentiva diálogo e escuta virtuais

Em tempos de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, e o consequente isolamento social para evitar a proliferação da doença, a Pastoral da Acolhida da Diocese de Santo André, em sintonia com o Centro Diocesano de Pastoral, pensou numa ação que promova a solidariedade entre o povo de Deus para manter a chama acesa da perseverança por dias melhores em breve. A iniciativa Acolhendo Corações traz uma proposta em que convida todos os fiéis a serem multiplicadores da fé e esperança, reaproximando as pessoas que muitas vezes estão sem apoio emocional e incentivá-las a permanecerem em oração.

O coordenador diocesano da Pastoral da Acolhida, Renato Lorett, explica que a proposta é muito simples e não requer deslocamentos, uma vez que o período de quarentena no estado de São Paulo foi prorrogado até o dia 10 de maio. Como o distanciamento social é o recomendável neste momento, basta ter um computador, celular ou telefone fixo para participar do projeto que visa a realização de videoconferências, telefonemas e utilização de aplicativos como WhatsApp para criar uma rede de solidariedade e acolhimento.

“A proposta é ser também um acolhedor. Essa proposta dialoga diretamente com o 8º Plano Diocesano, mais especificamente o itinerário 3, onde cita fortalecer a estruturas de acolhimento nas comunidades. E a proposta é bem simples. Ligue para ao menos três pessoas da paróquia, da sua comunidade paroquial. Entre em contato, veja como estão lidando com esse momento quais são as dificuldades, como estão rezando e estimule as pessoas a terem fé e esperança, fazendo a proposta para que conversem com mais três pessoas”, ressalta.

A iniciativa foi encabeçada pelo assessor diocesano da Pastoral da Acolhida, Pe. Vanderlei Nunes; pelo coordenador diocesano Renato Lorett, pelo assessor seminarista Jorge Luís Bonfim, em conjunto com os coordenadores regionais da Acolhida.

“Observamos que muitas pessoas estão aderindo a essa proposta. A intenção é não deixar o amor ficar distante nesse tempo de isolamento”, complementa Renato.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André

Fé e esperança marcam a Peregrinação dos Enfermos e Idosos na Basílica Menor