Diocese de Santo André

8° Plano em Ação: Pastoral da Acolhida incentiva diálogo e escuta virtuais

Em tempos de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, e o consequente isolamento social para evitar a proliferação da doença, a Pastoral da Acolhida da Diocese de Santo André, em sintonia com o Centro Diocesano de Pastoral, pensou numa ação que promova a solidariedade entre o povo de Deus para manter a chama acesa da perseverança por dias melhores em breve. A iniciativa Acolhendo Corações traz uma proposta em que convida todos os fiéis a serem multiplicadores da fé e esperança, reaproximando as pessoas que muitas vezes estão sem apoio emocional e incentivá-las a permanecerem em oração.

O coordenador diocesano da Pastoral da Acolhida, Renato Lorett, explica que a proposta é muito simples e não requer deslocamentos, uma vez que o período de quarentena no estado de São Paulo foi prorrogado até o dia 10 de maio. Como o distanciamento social é o recomendável neste momento, basta ter um computador, celular ou telefone fixo para participar do projeto que visa a realização de videoconferências, telefonemas e utilização de aplicativos como WhatsApp para criar uma rede de solidariedade e acolhimento.

“A proposta é ser também um acolhedor. Essa proposta dialoga diretamente com o 8º Plano Diocesano, mais especificamente o itinerário 3, onde cita fortalecer a estruturas de acolhimento nas comunidades. E a proposta é bem simples. Ligue para ao menos três pessoas da paróquia, da sua comunidade paroquial. Entre em contato, veja como estão lidando com esse momento quais são as dificuldades, como estão rezando e estimule as pessoas a terem fé e esperança, fazendo a proposta para que conversem com mais três pessoas”, ressalta.

A iniciativa foi encabeçada pelo assessor diocesano da Pastoral da Acolhida, Pe. Vanderlei Nunes; pelo coordenador diocesano Renato Lorett, pelo assessor seminarista Jorge Luís Bonfim, em conjunto com os coordenadores regionais da Acolhida.

“Observamos que muitas pessoas estão aderindo a essa proposta. A intenção é não deixar o amor ficar distante nesse tempo de isolamento”, complementa Renato.

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José