Diocese de Santo André

Diocese de Santo André celebra dois anos da Constituição Sinodal

Após um período de muito diálogo com o povo de Deus no Grande ABC durante o Sínodo Diocesano com o lema “O sonho missionário de chegar a todos” – entre novembro de 2016 e novembro de 2017, um documento que simboliza um marco para a Diocese de Santo André foi entregue naquele 6 de abril de 2018, no auditório do Cenforpe, em São Bernardo do Campo. E passados dois anos exatamente nesta segunda-feira, (06/04), a Constituição Sinodal é uma realidade fundamental que prega uma Igreja em saída e protagonista na sociedade, em sintonia com a atuação do Papa Francisco, que recebeu o material das mãos do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, em março do ano passado.

Como orientação para a ação pastoral evangelizadora, a prioridade eleita para o quinquênio 2018-2022 “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura e Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária” se torna mais atual do que nunca, em meio ao cenário de pandemia que a população mundial tem sido acometida neste ano de 2020, com o avanço do Covid-19, o novo coronavírus, numa situação em que a melhor recomendação é que todos fiquem em casa, exceto aqueles que trabalham nas áreas da saúde, mercados, farmácias, transporte, ou seja, serviços essenciais para o funcionamento da sociedade.

Esse período incentiva ainda mais para que a Constituição Sinodal seja valorizada como norteadora das ações diocesanas, mesmo que as iniciativas neste momento sejam adaptadas para o universo da internet, por meio de missas transmitidas ao vivo, reflexões sobre espiritualidade, orações e interatividade com os fiéis.

E neste biênio, os frutos para o clero, pastorais, congregações de religiosos e religiosas, movimentos e fiéis são nítidos, por meio da prática dos oito itinerários presentes no 8º Plano Diocesano de Pastoral. Vamos relembrá-los:

Itinerário 1: o objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

Itinerário 2: visa proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento.

Itinerário 3: objetiva fortalecer as estruturas de acolhimento e, para isso, propõe a criação de canal de escuta; adequação dos horários; acompanhamento das pastorais; criação de uma rede de pessoas que se responsabilizem umas pelas outras; acolhimento dos que chegam; formação dos atendentes paroquiais e preocupação com questões de segurança.

Itinerário 4: o caminho passa pela criação e fortalecimento da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e pela viabilização de uma rede comunicativa.

Itinerário 5: o objetivo é desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim.

Itinerário 6: a divisão da paróquia em setores missionários e o cadastro dos paroquianos são atividades que nos permitirão identificar as potencialidades e fragilidades da área paroquial, constituindo comunidades capazes de responder mais rápida e concretamente às necessidades de cada setor.

Itinerário 7: as principais atividades são as visitas missionárias de forma integrada com todos os visitadores da paróquia, para levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos (durante o período de quarentena e distanciamento social realizar essas atividades apenas pela internet).

Itinerário 8: propõe a criação de um cadastro de assistência social diocesano; ações com foco no auxílio e partilha; fortalecimento das pastorais sociais; e incentivo para a participação no Vicariato Episcopal para a Caridade Social.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão