Diocese de Santo André

Informar e salvar vidas: jornalistas e médicos juntos nesta missão

Neste Dia Mundial da Saúde e Dia do Jornalista, o 7 de abril é especial, principalmente para duas profissões que hoje se encontram na linha de frente diante desse novo desafio, o combate à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que atinge praticamente todos os países do mundo.

Profissionais da área da Saúde, como médicos, enfermeiros e socorristas, que atuam em hospitais e clínicas, e da área da Comunicação, os jornalistas, repórteres e toda a estrutura que envolve a arte de comunicar com fotógrafos, cinegrafistas e equipe técnica, são reconhecidos atualmente como fundamentais para que a informação correta e o trabalho pela preservação da vida seja prioridade neste momento para toda a população.

E o que esses profissionais têm em comum? Doar justamente a vida em prol do próximo! O ser humano é o principal protagonista de ambas atuações. E o elo que liga as duas profissões. O compromisso com a ética. Muitas vezes estão juntos numa guerra. Inúmeras oportunidades participam de campanhas de prevenção. Cotidianamente informam e salvam vidas. Enfim, uma parceria essencial neste período de quarentena.

Essa introdução reconhece o dom de cada profissional para relembrar a comemoração do Dia Mundial da Saúde , que tem como objetivo promover e divulgar ações de conscientização à população a respeito da qualidade de vida, além de cobrar políticas públicas eficientes, bem como medidas preventivas e educativas na área.

Já a comemoração do Dia do Jornalista homenageia os responsáveis pela apuração dos fatos e elaboração das reportagens com o objetivo de informar a população, sempre de maneira imparcial e ética.

Dia Mundial da Saúde

Criada em 7 de abril de 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, a data coincide com a fundação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e reforça o papel do Estado em garantir o bem-estar do povo, com projetos que combatam a epidemia de doenças e o sedentarismo; que implementem programas esportivos e de exercícios; que reduzam a poluição nas cidades e ainda ofereçam qualidade no atendimento dos serviços públicos ao povo. A constituição brasileira aprovada em 1988 estabelece a “Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Dia do Jornalista

Essa data foi criada pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Médico e jornalista, Giovanni Badaró foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo. Esse fato gerou grande repercussão à época com um movimento popular que levou Dom Pedro I a deixar o trono para seu filho, Dom Pedro II, no dia 7 de abril de 1831.

Apenas cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem, em 1931, sendo que 23 anos foi criada a Associação Brasileira de Imprensa com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão