No Domingo de Ramos, fiéis demonstram esperança por dias melhores

Realizado no dia 5 de abril, o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – que antecede o Domingo da Páscoa, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo – foi bem emblemático para a maioria dos fiéis da Diocese de Santo André. Não podendo comparecer à tradicional Santa Missa devido à suspensão das celebrações religiosas por causa do Covid-19, o novo coronavírus, os paroquianos inovaram e demonstraram que a fé continua inabalável, ao assistirem as missas transmitidas pelas redes sociais e atenderem ao chamado de padres para colocarem os ramos nas portas e janelas de suas casas à espera da benção pelas ruas de bairros de cidades do Grande ABC.

Alguns sacerdotes, com as devidas precauções para evitar aglomerações, fizeram uma peregrinação pelo entorno das paróquias com carro de som e uma sineta que anunciavam a chegada dos veículos e as famílias apareciam na sacada ou mesmo na calçada para serem abençoadas.

Foi o caso dos padres Renato Fernandez (Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto – Santo André), Alexandre Mosquelli (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – São Bernardo) e José Silva (Paróquia Sant’Anna – Ribeirão Pires). Eles avisaram os fiéis que percorreriam algumas ruas em cima de carros enfeitados com a cruz e ramos num percurso que atendia aos territórios pertencentes às paróquias.

Na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, os paroquianos se reuniram em suas casas, como ocorre de costume neste período de quarentena, a fim de acompanharem a celebração pelas redes sociais com o Pe. Roberto Alves Marangon, o Pe. Beto.

Em Mauá, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o Pe. André Rodrigues da Silva distribuiu ramos e abençoou as pessoas que passavam com carros em frente à igreja.

Um Domingo de Ramos diferente, mas com o mesmo empenho de meditar e refletir sobre o itinerário de Jesus Cristo nesta Semana Maior, caminhado juntos em direção à ressurreição do Senhor, na esperança que dias melhores virão.