Os Santos, Mártires e Bem-Aventurados de nossa Santa Igreja nos dão inspiração e motivação para que possamos assumir nossas vocações, especialmente o chamado à santidade que todos nós, Cristãos, recebemos pelo Batismo.
Nós, batizados e vocacionados ao amor, muitas vezes por não valorizarmos o deserto e a escuta, não deixamos que a voz doce e suave ressoe em nossos ouvidos. De tantos caminhos que a vida pode nos oferecer, sem a direção do Espírito Santo, certamente escolheremos o que aparentemente é mais fácil e deixaremos de contemplar a Cruz ao nos esquivar das dificuldades.
Esquivar, fugir ou não escutar a voz de Deus nunca será o caminho mais seguro. Por isso, como anunciamos no início deste artigo, por termos a graça de pertencermos a verdadeira Igreja de Cristo e, com isso, contarmos com os exemplos de pessoas que viveram e morreram para entrar na vida eterna, de forma muito especial nos apoiaremos em suas práticas de forma que nos sirvam de inspiração para seguirmos na caminhada.
Neste mês, no dia 07 de abril, celebramos o dia de São João Batista de La Salle. Nascido na França, aos 11 anos de idade, optou por viver a vida mais próxima de Deus e da Igreja, ainda que seus pais tivessem lhe preparado uma carreira jurídica, por serem parte da classe social rica da época (seu pai, inclusive, era conselheiro do Rei Luis XIV). Mesmo com pouca idade, já possuía hábitos que não eram comuns para os jovens da época: leitura de livros sacros, orações e exercícios espirituais.
O amor e a vivência espiritual, do então João, fizeram-no optar pela vida consagrada. Ao ingressar no seminário, viveu tribulações e momentos de prova. Perdeu sua mãe em 1671 e dois anos depois, viveu o luto da perda de seu pai. Cuidando de seus irmãos mais novos, conciliou os anos finais dos estudos em Teologia com a responsabilidade de ser arrimo de família e responsável pela Catedral de Reims. Foi ordenado sacerdote em 1678.
Perseverante e cheio de fé, padre João de La Salle foi além. Com ajuda de uma prima, fundou uma escola para crianças carentes. Renunciando todos os seus bens e a riqueza deixada pelos seus pais, fundou uma Congregação que perdura com o legado cristão até os dias de hoje: Os Irmãos de La Salle ou Irmãos Lassalistas.
O testemunho e a obra de São João Batista de La Salle devem ressoar em nossos ouvidos. Quantos de nós, cheios de sonhos e do Espírito Santo não poderíamos nos espelhar nesta história de amor e entrega? Nas palavras do próprio São João de La Salle, “Os jovens que Deus vos confia são filhos de Deus; estão, como vós, consagrados à Trindade desde o seu batismo”.
Confiantes, que possamos também nós, cristãos do século XXI, vivermos intensamente o amor de Deus inserindo em nossos Projetos de Vida, as intenções e as necessidades do reino de Deus aos que clamam por justiça, paz e vida. Amém.
Patrick Marinho Duarte e Talita Isabor Batista Duarte – Membros do SAV/PV
Publicado originalmente em: Candelária em Palavras (Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Candelária – SCS) – Abr/2020. Ed. 181. Ano 17
Referências:
ALVES, J. Os santos de cada dia. São Paulo, 2008. Paulinas 2 ed.
PAULO II, J. ENCONTRO DO PAPA JOÃO PAULO II COM OS IRMÃOS DAS ESCOLAS CRISTÃS
NA CÚRIA GENERALÍCIA. VISITA DO SANTO PADRE AO INSTITUTO SÃO JOÃO BAPTISTA DE LA SALLE. Disponível em: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1981/november/documents/hf_jp-ii_spe_19811121_fratelli-scuole-cristiane.html. Acesso: 06 Mar. 20.