ABC Litúrgico em Casa: roteiro para o 6º Domingo da Páscoa

Em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, a Diocese de Santo André divulga semanalmente o ABC Litúrgico para Celebração em Casa, elaborado pela Comissão Diocesana de Liturgia desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, com o objetivo de atender os fiéis que neste tempo de quarentena não podem participar das missas presenciais.

E neste 6º Domingo da Páscoa (17/05), um roteiro especial foi preparado para os fiéis celebrarem em família, como igreja doméstica, a renovação da fé no Cristo Ressuscitado, presença viva do Senhor Jesus Cristo em nossas vidas, nos momentos de alegria e tristeza, fazendo com que as pessoas compreendam o sentido das escrituras e de Sua Ressurreição, como inspiração para os tempos atuais.

Baixe o roteiro para a celebração neste link:

Onde assistir?

No dia 20 de março de 2020, a Diocese de Santo André, por meio do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, divulgou um decreto sobre a realização de missas sem a presença de público, reafirmando o compromisso com a vida e zelo pela saúde das pessoas, uma vez que a recomendação de governos, autoridades civis e sanitárias é evitar aglomerações e priorizar, sobretudo, o distanciamento social ficando em casa. No último dia 13 de maio, o bispo reforçou a continuidade do decreto, por meio de um comunicado, em respeito ao período de quarentena prorrogado até o dia 31 de maio.

As missas podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por 87 paróquias do Grande ABC.

Como se preparar?

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também preparou algumas orientações para bem celebrar em casa, com a família, o 6º Domingo da Páscoa. Confira!

Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos.

Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado;

Coloque um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora, uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na celebração da Vigília Pascal, nas casas.

Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração,e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.