Diocese de Santo André

Serviços de Escuta transformam vidas em tempos de pandemia

“Você não está sozinho neste momento de distanciamento social. Queremos te escutar. Podemos te ajudar!”. “Se você acha que não escuta a voz de Deus, não se deixe abalar, Ele ouve a sua!”. “Atender e amar o próximo é a nossa missão. Acredite e confie. Você vencerá!”.

As frases motivacionais convidam as pessoas a participarem dos Serviços de Escuta das paróquias da Diocese de Santo André, iniciativas voluntárias que se intensificaram em tempos da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Os objetivos dos atendimentos presenciais, telefônicos e online são ouvir os anseios, preocupações e muitas vezes tribulações do dia a dia e orientar soluções para que a vida seja transformada e retomada com tranquilidade e paz nos corações e mentes. O serviço é confidencial e sigiloso.

Psicologia e espiritualidade

Na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo, a iniciativa começou a ser estudada desde que o Pe. Renato Aparecido da Cruz Souto, o Pe. Renatinho, assumiu a administração da igreja, em agosto de 2016 como recorda Maria Aparecida Girotto, uma das voluntárias que encabeçou o projeto. “Observamos essa necessidade à época de ter pessoas com formação psicológica e espiritualidade para escutar o próximo e auxiliar o padre. Deu tão certo que percebemos muitos tendo seus problemas resolvidos apenas pela escuta”, revela.

O trabalho que começou presencial agora também tem se adaptado para a versão online e telefônica. “É um serviço muito procurado. A maioria de pessoas idosas e sozinhas. Porém, também são atendidos adultos e crianças. Nesse mundo tão solitário, tão egoísta, onde as pessoas não tem mais convívio com familiares, as famílias se tornaram menores, as pessoas precisam colocar para fora o que sentem e transformamos algumas vezes o atendimento como um bate-papo”, revela a professora e estudante de psicologia, Natália Lourenço Pfeifer, uma das coordenadoras da iniciativa ao lado de Kelly Francisco Cabrera.

Ansiedade, crise de pânico, stress, depressão, problemas familiares e falta de perspectiva são alguns dos sintomas e demandas relatadas pelas pessoas que procuram o serviço.

Efeito terapêutico

Na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André, o psicólogo Carlos Medeiros, conhecido como Carlinhos, revela que a atividade começou recentemente motivada, principalmente, pelos relatos de distanciamento social.

“Neste tempo de quarentena muitas vezes as pessoas se encontram estressadas e irritadiças, com problemas emocionais sendo acentuados a partir desses sintomas, por estar distante dos amigos ou mesmo da família”, constata.

Diante dessa realidade, ele afirma que a escuta é um dom e deve ser realizada por pessoas experientes emocionalmente e maduras na fé. “Imagina se o escutador fala mais do que a pessoa que está com problemas. Seria uma catarse emocional”. E destaca que as consultas presenciais tem um bom efeito terapêutico.

“A ideia é ouvir cada um, sem preconceitos e sem pré-julgamentos. Não oferecemos uma orientação espiritual, terapia ou confissão. É uma escuta passiva. A pessoa fala o que sente no coração e que muitas vezes as pessoas mais próximas não dão muito valor ao que ela sente. Percebemos que as pessoas saem mais leves do serviço de escuta”, afirma.

Reflexões e redescobertas

Ao lado de Gildete Reis, a psicóloga Marlene Rodrigues Nunes Vieira realiza dois trabalhos voluntários na Paróquia Santa Maria, em São Bernardo. Ambos acontecem desde 2005: o Aconselhamento Psicológico, que é uma escuta individual com orientação psicológica; e o PsicorAção, que consiste na busca do autoconhecimento e consequentemente a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos. São tratados diversos temas como autoestima, rejeição e ansiedade, por exemplo.

“Com a pandemia veio o isolamento social, a quarentena, mudança em nossa rotina de vida. Como não adoecer neste tempo? Sabemos que em nossa vida nem tudo são rosas. Sofrimentos, crises, dificuldades sempre surgem. Vamos assimilar a situação e enfrentá-la. Aproveitar para refletir e ter um encontro com você, mesmo. Se redescobrir, dialogar com a família e resgatar a nossa humanidade”, reflete Marlene.

Por sua vez, o psicólogo, terapeuta e consultor de desenvolvimento de pessoas, Ronaldo Pessa, utilizou a experiência dos cursos de formação do Serviço de Escuta com o frei Hipólito Martendal para se inspirar na implementação de um modelo semelhante na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Santo André.

“A ideia surge dessa necessidade do bem estar das pessoas”, frisa. “É uma busca de compreensão do seu momento existencial. Uma oportunidade para o desabafo. O modo de pensar, crença e convicções sempre serão respeitadas”, avisa Ronaldo.

Saiba como participar dos Serviços de Escuta em nossa Diocese:

Santíssima Virgem

Normalmente, o Serviço de Escuta é realizado presencialmente, de terça a sexta, em três períodos, na própria igreja. Porém, em razão da pandemia da Covi-19 e do período de isolamento social, o atendimento passou a ser online durante a quarentena. As pessoas enviam a mensagem para um dos dois telefones de contato e podem deixar a maneira que prefere ser ouvida numa das seguintes modalidades: pelo WhatsApp, por câmera de vídeo, canais de reunião online ou telefone fixo.

Os interessados podem entrar em contato pelos telefones:98429-4800 ou 4253-4443, durante os sete dias da semana, em qualquer horário para o agendamento.

Nossa Senhora do Paraíso

O Serviço de Escuta Cristã acontece aos sábados, das 9h às 12h, com duração de meia hora cada atendimento presencial, na própria paróquia. A iniciativa cumpre com todos os protocolos de segurança, num lugar arejado com álcool gel, distanciamento social e utilização de máscaras.

Para agendamento basta enviar mensagem pelo WhatsApp: 96975-2901.

Santa Maria

O Aconselhamento Psicológico acontece todas as segundas-feiras, das 18h as 18h45, antes da Missa de Cura e Libertação, que ocorre as 19h. O atendimento ocorre por ordem de chegada. Já o Psicoração – Encontro de Psicologia e Fé – é realizado toda última sexta-feira de cada mês, das 14h as 16h, no anfiteatro da Paróquia.

Mais informações pelo WhatsApp: 99633-7798.

Jesus Bom Pastor

Antes da pandemia, o Serviço de Escuta acontecia presencialmente no 3º sábado de cada mês, das 9h às 12h, na própria paróquia. Com o isolamento social, o atendimento passou a ser online e por telefone.

Para agendamento basta enviar mensagem para o WhatsApp: 99931-2901 ou ligar para o telefone: 4425-1557.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani