Diocese de Santo André

Igrejas Particulares recorrem à criatividade para manter a tradição das Festas Juninas

Uma das épocas mais expressivas da cultura popular nordestina, as festas juninas cederam espaço às recomendações de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus. Com isso, os festejos presenciais de 2020 foram cancelados Brasil afora. A tradição, no entanto, precisou se readaptar. Muitos têm levado as comemorações juninas, como quermesses, para dentro de casa, ou se programam para eventos on-line. É o que tem ocorrido com as igrejas particulares da Igreja no Brasil.

De um jeito diferente muitas estão organizando promoções e quermesses com o objetivo de ajudar na manutenção paroquial. As quermesses estão sendo planejadas no sistema drive-thru (retirar no local), delivery (entrega), take-out ou take-away (para levar para casa). Até mesmo as festas terão transmissões pelas redes sociais.

Quermesse – A arquidiocese de Ribeirão Preto, por exemplo, disponibilizou em seu site as datas das quermesses juninas de suas paróquias. O portal da CNBB conversou com o padre Luis Gustavo Tenan Benzi, que está organizando a quermesse da Paróquia São Francisco de Assis, em Ribeirão Preto (SP), uma das maiores da região. “A ideia é não deixar morrer a tradição e, segundo, fazer com que as pessoas mesmo em meio à pandemia possam ter a diversão e poder dizer diferentemente do que estão acostumadas que participaram da quermesse”, disse.

Junto à equipe de promoção social da paróquia, o padre Luis organizou a “Quermesse em Casa”, onde por meio de um site próprio as pessoas poderão fazer suas compras antecipadas das comidas. “A proposta é que no dia agendado as pessoas venham e retirem seus combos. Caso não queiram vir presencialmente, nós teremos o serviço de entrega em casa”, explicou. No mesmo dia, a Paróquia São Francisco de Assis também programou uma live com jogos e brincadeiras para que as pessoas, enquanto desfrutam dos lanches, possam participar de suas casas.

Tríduo – Em João Pessoa, na Paraíba, local onde os festejos são ainda mais concorridos, o padre Luiz Junior, da Paróquia São Pedro Pescador, disse que por conta da pandemia e em respeito às recomendações sanitárias, a festa dedicada a São Pedro, padroeiro do local, teve que ser ajustada.

Como por lá a diocese já autorizou o retorno das missas presenciais, mas mantendo algumas regras para que isso ocorra, padre Luiz disse que haverá um tríduo que continuará sendo transmitido pelas redes sociais. Uma missa presencial (com número reduzido de pessoas) e ainda, no dia 28, a transmissão de uma live com uma banda de forró estão programadas para que as pessoas possam acompanhar de casa.

“Estamos orientando para que mesmo em seus lares as pessoas decorem suas casas com bandeirolas, com os motivos desse tempo junino, se caracterizem, vistam as roupas juninas e mandem as fotografias para que elas sejam publicadas nas redes durante a transmissão do evento”, explicou padre Luiz.

Premiações online – Na diocese de Santo André, em São Paulo, as paróquias também tiveram que recorrer à criatividade para manter a tradição das Festas Juninas, através dos recursos tecnológicos, do drive-thru e dos serviços de entrega a domicílio, a fim de evitar aglomerações. Outro meio utilizado foram as premiações online e rifas para sorteios de produtos, atividades próprias do período.

“Por aqui temos exercitado muito a criatividade para se adaptar ao isolamento social neste período de pandemia e deste modo poder driblar um pouco as dificuldades de realização das festas e até mesmo as dificuldades financeiras”, explicou o padre Tiago Sibula, coordenador do Departamento de Comunicação da diocese de Santo André.

Já as celebrações online prosseguem em toda a diocese, como aconteceu em louvor ao padroeiro dos pobres e santo casamenteiro, Santo Antônio, com missa pela internet, mas com a benção dos pães no drive-thru. No Dia de São João Batista, na Paróquia do Rudge Ramos, em São Bernardo, no próximo 24 de junho, também está previsto sistema drive-thru para venda de bolos.

Outra importante ação que ocorrerá neste mês junino será a 2ª edição do projeto Cantando a Esperança, que reúne padres cantores em prol das ações de solidariedade do Vicariato Episcopal para a Caridade Social. Acontecerá no dia 26 de junho (sexta), a partir das 18h. O evento terá muitas surpresas, inclusive interpretação de canções próprias do período festivo dos santos juninos, composições regionais. A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo nas redes sociais.

 

Foto: CNBB

Foto de capa: Olivia Gonzalez/Pixabay

 

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja