Diocese de Santo André

Padre Renato toma posse como pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc

“Meu coração pede que neste momento a primeira ação seja da acolhida e do respeito à história desta paróquia tão querida. Caminhando com o povo que sofre nestes tempos de pandemia e ajudando a partir da fé, da oração e do carinho desse contato solidário para juntos superarmos as dificuldades.”

A declaração do Pe. Renato da Silva Fernandez resume o sentimento de comunhão com toda a comunidade da Paróquia Santa Joana D’Arc, que o recebeu de braços abertos na manhã de quinta-feira (11/06), durante a Solenidade de Corpus Christi que marcou a sua posse como pároco da igreja localizada na Rua: Francisco Inácio, 92, na Vila Vitória, em Santo André.

Sem a presença de fiéis em virtude da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, o ato simbólico também contou com uma mensagem do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. Para essa fase de sua vida sacerdotal de sete anos e meio, Pe. Renato agradeceu o período frutífero na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto e se disse muito feliz com o primeiro contato em sua nova casa: “antes da posse, participei de reuniões online com o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial), além de algumas reuniões presenciais com poucas pessoas da liturgia”, relembrou os laços com a Região Santo André – Leste, uma vez que o discernimento vocacional ocorreu na Paróquia Nossa Senhora das Graças: “me recordo que tive a oportunidade conhecer o Pe. Argemiro (Gordiano de Sá, ex-pároco da Santa Joana D’Arc, falecido em 2008), em 2004. Pude criar novos amigos e reencontrá-los agora retornando para minha região de origem”, e projetou uma trajetória cheia de diálogo e compromisso com o povo de Deus.

“Agora vamos rezar e estar junto com todos. Num segundo momento observaremos juntos aquilo que é necessário para a caminhada da paróquia. Conhecendo as pessoas aos poucos para que futuramente possamos desenvolver um bonito trabalho”, comenta.

Desafios da missão

Pe.Renato também é assessor diocesano da Equipe Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso. O sacerdote acredita que o cenário desafiador imposto pela quarentena para evitar a propagação da doença fez com que os padres se mobilizassem para manter a esperança dos fiéis e pensamento positivo diante das dificuldades.

“Focar realmente em Jesus, na palavra de Deus e na oração, para que a gente possa conseguir viver um novo momento. Esse é o desafio que toda humanidade está passando em meio a essa pandemia”, pensa.

Ele conclui o raciocínio acreditando que “esse período também ajudará as pessoas depois dessa situação a terem uma vida nova, criando uma boa saúde mental através da fé”. Pe. Renato sucede Pe. Décio Dias Mirândola, que assumiu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Caetano, na última quarta-feira (10/06).

Sobre o novo pároco

Padre Renato da Silva Fernandez nasceu no dia 19 de janeiro de 1983 (37 anos), em Santo André, no Grande ABC, estado de São Paulo. Entrou no seminário diocesano no dia 9 de fevereiro de 2005, quando a sede do propedêutico ainda era em Diadema. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 8 de dezembro de 2012, no Dia da Imaculada Conceição, pelas mãos de Nelson Westrupp, atualmente bispo emérito da Diocese de Santo André. Em seguida, o recém-ordenado padre foi celebrar missa em sua paróquia de origem, no Rio de Janeiro, onde morou até os 14 anos. Vale recordar que o desenvolvimento de sua vocação ocorreu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, na cidade andreense.

Em janeiro de 2013 retorna para Santo André, onde fica durante um mês na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, em Santo André, quando o até então pároco Pe. Renatinho estava de férias; em fevereiro do mesmo ano recebe a nomeação de vigário paroquial da Paróquia São Jorge, também em Santo André; após um ano, Dom Nelson nomeia Pe. Renato como administrador e posteriormente pároco da Paróquia Santa Edwiges, em São Bernardo. Lá permanece durante dois anos e meio.

Logo após, em agosto de 2016, o atual bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini nomeia o sacerdote para assumir a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, em Santo André, onde atua como pároco ao longo de três anos e nove meses. Em maio de 2020, Pe. Renato é nomeado como novo pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc, na Vila Vitória, em Santo André.

Fotos – Elaine Venciguerra

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão