Mensagens motivacionais em marmitas levam carinho aos prediletos de Deus

Nestes tempos de pandemia, a alimentação das pessoas em situação de vulnerabilidade social tem sido acompanhada da criatividade e de ingredientes especiais que levam esperança e conforto aos corações dos prediletos de Deus: as mensagens motivacionais e desenhos colocados nas embalagens das marmitas.

Ao longo dos últimos três meses e reforçada neste mês de julho, a iniciativa de incluir recadinhos nas marmitas surgiu através de membros de pastorais e fiéis de paróquias do Grande ABC que perceberam no período de quarentena, o momento fundamental para humanizar as relações com aqueles que precisam ainda mais da nossa ajuda durante o agravamento da crise econômica e sanitária.

Pequeno gigante

“Porque solidariedade e amor ao próximo é estar mais perto de Deus”, A frase é do garoto Lucca Oliveira Zaia, 10 anos, que participa da Catequese da Paróquia Santíssima Virgem, na Região São Bernardo – Centro, e integra a ONG Caravana da Fraternidade. Ele faz questão de escrever as mensagens e desenhar corações nas embalagens com os alimentos que serão entregues aos mais necessitados na sociedade. “A ideia de fazer as marmitas surgiu no início da pandemia. Aqui no meu prédio tem o grupo de moradores no WhatsApp e começamos a ter muitos pedidos de doações”, conta o menino. “Como minha família tem o hábito de ajudar as pessoas que precisam, minha mãe (Fernanda) prepara as marmitas e eu escrevo mensagens de amor, carinho e fé”, relata. A mãe de Lucca, a corretora de imóveis Fernanda Oliveira Zaia, 36 anos, explica que cerca de 200 marmitas com sobremesas são distribuídas quinzenalmente. “Nos reunimos a cada 15 dias, no salão de festa do nosso condomínio. Todos os alimentos são doados também pelos moradores. A equipe da Caravana da Fraternidade passa e recolhe as marmitas e levam para várias regiões, cada vez numa cidade diferente. Como existem outros grupos, às vezes conseguimos juntar mais de 500 marmitas”, revela.

“Olho no olho”

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz”. A marca registrada de São Francisco de Assis estampa a camiseta da voluntária do grupo Mensageiros do Amor da Paróquia Matriz Imaculada Conceição, em Diadema, que também adotou frases de motivação nas tampas das embalagens. O grupo distribui semanalmente, aproximadamente 200 marmitex. A coordenadora da ação, Jaqueline Pereira, explica a motivação. “A gente tem como missão levar não só o alimento, mas promover uma troca, uma conversa, um “olho no olho”, perguntar nome, história de vida, enfim… Com a pandemia, às vezes isso fica mais difícil. Então, colocar uma mensagem na tampa do marmitex é uma forma de carinho e de passar também nossa mensagem de esperança”, sintetiza.

O movimento se reúne no 1º, 2º e 3º sábado de cada mês na sede da SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo), localizada na Rua Sebastião Ferreira Leite, 205 – Centro de Diadema.

“Equipe unida”

Em Mauá, um grupo de voluntários das paróquias São José Operário, Nossa Senhora das Vitórias, Matriz Imaculada Conceição, São Vicente de Paulo, São Pedro Apóstolo, que também conta com o apoio da Santa Luzia, de Ribeirão Pires, e integram o projeto “Bom Samaritano”, se encontram todas as noites de terças e sextas, na Paróquia Matriz Imaculada Conceição (Praça Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas, 01 – Matriz, Mauá).  Ali começa o preparo de aproximadamente 400 lanches e cerca de 170 marmitex que serão distribuídos em dois dias da semana, no Centro da cidade, nas imediações do Mauá Plaza Shopping e da UPA da Vila Magini, onde há uma grande concentração de pessoas.

Ronaldo Cunha é um dos que integram a iniciativa e diz que é gratificante levar os alimentos junto com os bilhetes “Você é especial” e “Com amor” para aqueles que necessitam de atenção e uma palavra amiga.

Kit solidário
Da Paróquia Sagrada Família, em São Bernardo, o casal Douglas Richard Eloy e Ana Paula Caju Eloy, do movimento Madrinhas Orantes, realiza há cinco anos, a ação de entrega das marmitas para as pessoas em situação de rua. “Entregamos cerca de 50 unidades por semana, mas com a pandemia acabamos reduzindo para 25”, avisa Douglas. O que chama a atenção é a entrega de um kit completo: marmitex com frutas, suco, escova, pasta de dente, máscara e álcool gel. Aqui, a mensagem é de gratidão e preservação da vida.

Quem sabe essas iniciativas criativas inspirem mais paróquias e movimentos da Diocese a adotarem esse belo exemplo de solidariedade e humanidade!