Escapulário do Carmo: o zelo pelo símbolo da devoção a Nossa Senhora

Celebrado em 16 de julho, o Dia de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da Igreja Mãe em nossa Diocese de Santo André, tem uma ligação muito forte com o Grande ABC pela devoção trazida pelas famílias oriundas da Itália, no início do século XX.

Em 1912, a colônia italiana presente na região revelou o desejo de erguer um templo em honra a esse título dado à Maria, a mãe de Jesus, cultuada entre famílias napolitanas e que tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no Monte Carmelo, na Terra Santa, e construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo.

Em 1919, um terreno foi doado pela família Queirós dos Santos e a pedra fundamental lançada pelo Pe. Luiz Capra. A paróquia seria inaugurada no dia 25 de janeiro de 1940. Nesse mesmo ano nasce Darci Bombana, 79 anos. A paroquiana tem uma linda história de zelo com a Catedral, cuja dedicação ocorreria em 22 de agosto de 1958, e compromisso com a evangelização.

De ministra da Eucaristia levando a comunhão aos enfermos a organista nas missas e celebrações especiais; do preparo das comidinhas nas quermesses; da organização de festas litúrgicas à participação no Dia Mundial dos Pobres, Darci sempre teve dedicação à obra de Deus e ao próximo em praticamente oito décadas de vida.

Um símbolo da devoção

Essa dedicação é observada no cuidado como separa e organiza os escapulários, um símbolo da devoção a Nossa Senhora do Carmo, para entrega todos os meses aos devotos na Catedral. “Chegamos a arrumar entre 3 a 4 mil escapulários nas bandejas, no dia 16 de julho. Muito levam para os parentes, crianças, idosos e doentes, também”, conta. “Essa devoção foi reforçada com o Pe. Manolo (Manuel Parrado Carral, pároco da Catedral entre os anos de 1998 e 2001, e hoje bispo de São Miguel Paulista, em SP) e consolidada com o Pe. Joel Nery (atual pároco) e com a chegada do Dom Pedro (Carlos Cipollini, atual bispo diocesano), que oficializaram desde 2016, todo dia 16 para celebrarmos a padroeira e distribuirmos o bentinho do Carmo (como também é conhecido o escapulário)”, recorda.

Darci prossegue: “Em nossa Diocese, somos felizes por termos nossa Catedral dedicada à Senhora do Carmo, cuja devoção tem sido bastante incrementada nos últimos anos com missas e imposição de escapulários no dia 16 de cada mês e com grandes celebrações no mês de julho, com distribuição e imposição de milhares de escapulários a pessoas que o procuram, vindas até mesmo de outras cidades e de outros estados”, constata.

A história e o significado

Darci recorda que aproximando-se o Dia da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, vale lembrarmos que, aparecendo a São Simão Stock no Monte Carmelo, em 16 de julho de 1251, a Virgem Mãe de Deus o presenteou (e a nós também) com o escapulário, sinal de devoção e de pertença a ela. “Somos todos convidados a trazê-lo sempre conosco, símbolo de aliança, de proteção e do imenso amor de Maria por nós. Não é um amuleto, não é um protetor mágico que nos isenta de qualquer dever. É antes, um sinal a nos lembrar que assumimos o compromisso de levarmos a vida firmemente calcada nos princípios cristãos, revestidos de Maria e procurando, na medida do possível, imitar suas virtudes”, explica.

Como mensagem para inspiração nestes tempos de pandemia e superação das dificuldades, Darci emenda: “Sejamos, cada um de nós, propagadores deste “presente” da Virgem Mãe e da devoção à Senhora do Carmo que prometeu proteção e salvação àqueles que trouxerem piedosamente consigo seu santo escapulário.”

Celebrações da padroeira

O último dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo acontece nesta quarta-feira (15/07), às 18h. A transmissão acontece pelo Facebook da Catedral

Já a celebração de Nossa Senhora do Carmo ocorrerá nesta quinta-feira (16/07). A programação contará com cinco missas presenciais, na Catedral: 8h, 10h, 12h, 15h (com Dom Pedro) e 18h, com capacidade de cem pessoas em cada missa. Em caso de todos os lugares preenchidos dentro da igreja, a Praça do Carmo será ocupada por cadeiras e som externo para todos acompanharem as celebrações.

A missa das 15h terá transmissão pelo Facebook da Diocese e das 18h pelo Facebook da Catedral.