Comunidades N. Sra. da Esperança: evangelizando pessoas sós e viúvas

Desde o início da quarentena na segunda quinzena de março, em decorrência da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a Diocese de Santo André já realizou uma série de matérias, reportagens e entrevistas com 58 pastorais, movimentos e grupos diocesanos (dados contabilizados até o dia 4 de agosto).

E nesta terça-feira (04/08) chegou a vez de conhecermos um pouco da história e das atividades do movimento das Comunidades Nossa Senhora da Esperança. A iniciativa existe desde fevereiro de 2003 no Brasil, ou seja, completou 17 anos em 2020, e foi criada pela Dona Nancy Cajado Moncau, uma viúva à época com 93 anos de idade. Ela se inspirou na experiência do Pe. Henri Caffarel (1903-1996), na França, que durante a 2ª Guerra Mundial, entre os anos de 1939 e 1945, atendeu solicitação por parte de jovens viúvas francesas, cujos maridos haviam falecido em campos de batalha, iniciando com elas um trabalho de apoio no campo espiritual. O grupo ficaria conhecido, inicialmente, por “Fraternidade Nossa Senhora da Ressurreição” e posteriormente por “Grupamentos Espirituais de Viúvas”.

Legado

Surgia nesse período as Equipes de Nossa Senhora, que celebrou oito décadas de existência em 2019. Vale lembrar que Nancy foi casada com Pedro Moncau, sendo o casal pioneiro que trouxe o movimento ENS para o Brasil. Dois meses antes do seu falecimento (15/08/06), presidiu a Assembleia Geral de Fundação da Entidade, dando-lhe, conforme era de seu desejo, personalidade jurídica a CNSE. Existe uma Equipe Dirigente, composta por uma Coordenação Nacional e vários órgãos auxiliares. Sua estrutura orgânica prevê Coordenadorias Regionais e Locais, que garantem a unidade do seu funcionamento, como ocorre exatamente com as Equipes.

Na fundação das Comunidades Nossa Senhora da Esperança, Dona Nancy concedeu o seguinte depoimento: “Fiquei viúva em 1982 e viajava muito pelo Brasil dando palestras e participando de reuniões. De vez em quando alguém me perguntava por que a senhora não organiza grupos de viúvas? Passaram-se os anos até que Deus me fez compreender que era chegada a hora de mudar de atividade. Fiz várias consultas e formei um Grupo de trabalho composto por pessoas conhecidas e surgiu daí o Movimento hoje conhecido como CNSE, para viúvas e viúvos em geral, mais tarde estendido também às pessoas sós, ou seja, as solteiras e as separadas que permaneciam sós”, (trecho retirado do site oficial da CNSE).

Objetivo
O movimento das Comunidades de Nossa Senhora da Esperança foi criado para pessoas sós, viúvos e viúvas, separados e solteiros, homens ou mulheres. Tem como objetivo o apoio espiritual e religioso a quem vive de fato essa situação, buscando desenvolver novas maneiras de viver que permitam perceber nas pequenas coisas como todos são especiais aos olhos do Criador, sempre seguindo o que pede a Igreja nas suas diversas formas de atuação.

Na Diocese
As Comunidades Nossa Senhora da Esperança existem desde 2006 na Diocese de Santo André, ou seja, completará 15 anos de atuação no Grande ABC, em 2021. Iniciou-se com pequenos grupos, sem vínculo específico com as paróquias.

As principais atividades são as reuniões mensais, eventos e um grande encontro nacional para apresentar as diretrizes do plano de trabalho do ano vigente. “No período de quarentena poucas coisas foram feitas. O nosso movimento tem pessoas acima dos 60 anos em sua maioria. Em cada grupo realizamos algumas adaptações através de plataformas de reuniões online e aplicativos de mensagens como WhatsApp”, revela Tereza Pitarelo Shoshima, viúva integrante da coordenação nacional da CNSE (Comunidades Nossa Senhora da Esperança) e membro da Diocese de Santo André.
Segundo a terapeuta familiar e individual, quando a pandemia estiver controlada e as atividades presenciais serem retomadas com segurança, o calendário do próximo ano será apresentado pela coordenação nacional da CNSE. “Para manter uma unidade do movimento no Brasil inteiro”, frisa.

Como participar
Os grupos das Comunidades Nossa Senhora da Esperança são formados por pessoas sós, solteiros, separados, viúvos e viúvas acima de 40 anos. Por ser uma iniciativa da Igreja Católica Apostólica Romana é importante que as pessoas professem a mesma fé católica. “Os grupos são espaços de acolhida e de convivência afetiva que se unem, se alegram e dão sentido novo à vida. Que permitem aceitar com determinação e fé, os desafios que vem pela frente que não são poucos”, salienta.

Para participar e obter informações sobre a CNSE entre em contato pelo WhatsApp: 99876-7570. Acesse também o site nacional.
O casal Agnes e Ivan Silvério atua na coordenação diocesana e o diácono Everson Neves Mendes é o conselheiro espiritual.