Estar com Ele e ser missionário

O Ano Vocacional em nossa Diocese deseja despertar nos corações e mentes a preocupação com o seguimento de Jesus, que é a vocação de todos os cristãos, em especial dos chamados ao ministério ordenado.
No Evangelho segundo São Marcos, sempre me chamou muito a atenção o episódio da eleição ou escolha dos doze apóstolos:
“Subiu (Jesus) depois a um monte e chamou os que Ele quis” (Mc 3,13). O lugar alto como uma montanha tem significado especial na Bíblia. É o lugar da manifestação de Deus, do encontro com Ele. O Evangelista ainda destaca que Jesus chamou quem Ele quis, enfatizando assim que a escolha é de Jesus unicamente. E aqui fica patente que toda vocação é um chamado misterioso, envolto na vontade soberanamente livre de Deus.

O evangelista explicita o motivo deste chamado: “(…) para andarem com Ele e para os enviar a pregar…”(Mc 3, 14). A motivação primeira é estar com Jesus, ter intimidade com Ele, ser seu amigo. De fato, a raiz de toda vocação sacerdotal é o encontro pessoal e íntimo com Jesus. Deste encontro deve brotar a mais profunda e perfeita amizade, capaz de sustentar o padre em todas as circunstâncias da vida. Em seguida, esta amizade, este amor por Jesus e o projeto do Reino que Ele veio anunciar e iniciar se transformam em missão.
A vocação verdadeira nasce de uma paixão. Primeiro por Jesus e depois pelo Reino de Deus. Jesus associa o sacerdote à sua missão, para que ele continue hoje a sua própria missão.

São Marcos escreve que os chamados por Jesus “(…) foram ter com Ele!” (Mc 3,13). Aquele que sentir no íntimo de seu coração este chamado misterioso, não deve hesitar. Precisa ir ter com Ele, fazer a experiência de conhecer melhor Jesus, entregando-se de corpo e alma, primeiro a Jesus e depois à missão.
Sem medo, mas também sem demora. E o que Jesus promete a seus amigos? Uma felicidade perfeita, que o mundo não conhece nem pode dar.

Aproveitemos este tempo de graça em nossa Diocese para rezar por todos os ministros ordenados e para que mais pessoas acolham o chamado de Jesus.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André