Pais destacam ABC Litúrgico em Casa como instrumento de comunhão

Neste 19º Domingo do Tempo Comum (09/08), a Igreja celebra o Dia dos Pais. E o ABC Litúrgico para Celebração em Casa completa neste mês de agosto, cinco meses da iniciativa criada com o objetivo de oferecer um roteiro para atender os fiéis da Diocese de Santo André que neste tempo de quarentena não podem participar das missas presenciais.

Seja online ou impresso, o material se tornou uma ferramenta que une as famílias, uma vez que a Igreja recomenda a comunhão espiritual para quem participa das missas em casa. Segue abaixo o roteiro especial preparado para os fiéis celebrarem em família, como uma verdadeira igreja doméstica:

Baixe o roteiro para a celebração neste link

Elaborado pela equipe de redação do ABC Litúrgico, a partir de orientações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a versão digital é veiculada desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

E a reportagem diocesana ouviu alguns pais que avaliaram a importância de participar das missas com o roteiro do ABC Litúrgico para Celebração em Casa. Confira:

Instrumento de Comunhão

Casado com Alcina Eiras há 17 anos, com que tem um filho, Diogo de 14 anos, o contabilista Ricardo Abílio, 42 anos, da Paróquia Sant’Anna, de Ribeirão Pires, faz questão de utilizar a versão impressa para a família sentir como se estivesse dentro do espaço físico da igreja.

“Neste momento de pandemia, pudemos contar com o ABC Litúrgico para Celebração em Casa para que assim, mesmo distantes de nossas comunidades, pudéssemos nos sentir em comunhão com todos e também com nosso pároco”, sintetiza o coordenador de Liturgia.

Benefício da tecnologia

“O ABC Litúrgico online facilitou o acompanhamento da liturgia nas celebrações dominicais. É a tecnologia a serviço da evangelização!”

Assim avalia Wilson Pereira de Souza, 55 anos, com 32 anos de casado e pai de um casal de filhos. Ele é coordenador da Liturgia no Setor Rudge Ramos e na Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro Taboão, em São Bernardo.

Alimento para o Lar

Pai de três filhas, todas cerimoniárias na Paróquia São Geraldo Magella, em Santo André, o aposentado Milton Aparecido Godoy, 58 anos, destaca que a iniciativa colaborou para reforçar a igreja doméstica em cada lar.

“Continuar tendo acesso ao ABC Litúrgico ajudou a continuar me alimentando da palavra nesse tempo em que não foi possível participar das missas presencialmente. Tenho certeza que essa iniciativa ajudou muitas famílias, além da minha, pois tudo aquilo que vem de Deus é alimento para o lar”, salienta o ministro da Eucaristia, que completou 27 anos de casamento no dia 31 de julho.

Onde assistir?

As missas do Dia dos Pais podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por mais de 90 paróquias do Grande ABC.