ABC Litúrgico em Casa incentiva união das famílias nas celebrações

O ABC Litúrgico para Celebração em Casa completa neste mês de agosto, cinco meses da iniciativa criada com o objetivo de oferecer um roteiro para atender os fiéis da Diocese de Santo André que neste tempo de quarentena não podem participar das missas presenciais.

Vivenciando a Semana Nacional da Família até a realização do II Simpósio Diocesano da Família neste sábado (15/08) saiba mais aqui , os diocesanos se unem no 20º Domingo do Tempo Comum (16/08), na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, utilizando o folheto digital que se tornou uma ferramenta essencial, uma vez que a Igreja recomenda a comunhão espiritual para quem participa das missas em casa. Segue abaixo o roteiro especial preparado para os fiéis celebrarem em família, como uma verdadeira igreja doméstica:

Baixe o roteiro para a celebração neste link:

Elaborado pela equipe de redação do ABC Litúrgico, a partir de orientações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a versão digital é veiculada desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

E a reportagem diocesana ouviu alguns fiéis que avaliaram a importância de participar das missas com o roteiro do ABC Litúrgico para Celebração em Casa. Confira:

Instrumento

“Nesse tempo desafiador que estamos vivendo, o ABC Litúrgico para Celebração em Casa nos ajudou muito, pois precisamos nos preservar, mas nunca nos afastar de Deus. Podemos baixar o subsídio no celular e participar da Santa Missa online pela televisão.” Essa é a avaliação da pedagoga Tatiane Schiavini Odlevati, 41 anos, ao lado do marido César Odlevati, e da filha Ana Elisa Schiavini Odlevati. A família participa das missas na Paróquia Santa Maria Goretti, na Região Santo André – Utinga.

“Aprendemos muitas coisas nessa pandemia, e uma delas é a importância da igreja doméstica. Jesus está no meio de nós!”, complementa.

Benefício

Secretária do CRP – Conselho Regional de Pastoral – da Região Pastoral de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, Inacia Bernadete, 45 anos, considera esse período de distanciamento social propício para as famílias se reunirem mais em casa e participarem juntos dos momentos de orações e celebrações. “Em meio a esta pandemia, houve a redescoberta da “igreja doméstica”. A família reaprendeu a estar junta, a rezar unida, a compartilhar a vida, a existência. Nesta valorização da igreja doméstica, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 podem impulsionar o valor das Comunidades Eclesiais Missionárias e da igreja doméstica em tempos de revisão de ação pastoral pós-pandemia”, reflete.

Onde assistir?

As celebrações podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais (Facebook e YouTube) da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por mais de 90 paróquias do Grande ABC.