Diocese de Santo André

II Simpósio da Família deixa legado inovador na evangelização e formação

Acompanhado por pessoas de vários estados e cidades do Brasil, o II Simpósio da Família da Diocese de Santo André, ocorrido durante a manhã e tarde de sábado (15/08), trouxe inovação e alcançou grande êxito ao ser transmitido exclusivamente pelas mídias sociais, em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

 

O evento, na íntegra, pode ser assistido aqui: https://bit.ly/2PXW6rR .

 

“Eis que faço novas todas as coisas”. (Ap 21, 5). Assim, o casal Simone Aparecida Liuti da Conceição, 48 anos, (do lar) e Osmar José da Conceição, 51 anos, (gerente de operações), resume o II Simpósio Diocesano da Família.

“A cada pessoa ou casal palestrante nos remetia à lembrança do I Simpósio, e podemos afirmar que somente faltou o calor humano dos amigos, que estariam ao nosso lado. Porém, tivemos a alegria de estar em união com a família no conforto de nossos lares, desfrutando de tantas alegrias da Boa Nova de Cristo, desde a Santa Missa até a benção final”, avalia o casal da Paróquia Santíssima Virgem (Região São Bernardo – Rudge Ramos).

Na opinião do casal Richard Mazur, 56 anos, (consultor de empresas) e Rita de Cassia Regina Angeli Mazur, 55 anos, (professora aposentada), da Igreja Matriz de Santo André, a transmissão pela internet teve um grande caráter evangelizador, ao fazer com que o conteúdo chegasse sem fronteiras para inúmeras famílias.

“Foi maravilhoso! No ano passado foi excelente também. Mas esse ano, por ter sido online, pudemos ter a alegria e as bênçãos, de termos palestrantes que, se fosse presencial, provavelmente não teríamos”, frisa.

Com o mesmo tema da Semana Nacional da Família 2020: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24, 15), a iniciativa atendeu aos itinerários de oração e formação para a missão do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022).

 

Formato inovador

No período da manhã, a programação contou com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; com a palestra Espiritualidade, Vida e Família com o bispo referencial pela Defesa da Vida do Regional Sul 1, Dom Eduardo Malaspina; Preparação Para a Vida Matrimonial e Itinerário Vivencial com o assessor eclesiástico nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães; e a Palestra Recém-Casados um Grande Desafio com Tatiana e Ronaldo, da Coordenação Nacional do Setor Pós Matrimonial.

Na avaliação do casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar, Claudia e Aparecido Gomes Caliari, o formato online foi bastante intenso e produtivo, oferecendo a oportunidade para as famílias acompanharem a programação com palestrantes de diversos lugares do país, graças a força da tecnologia aliada ao desenvolvimento e apoio da Pascom Diocesana.

“Foi também um grande momento de aprendizado pela qualidade dos conteúdos apresentados nas palestras, bem como o nível cultural elevado de cada palestrante”, sintetiza.

De acordo com Cláudia e Cido, a segunda edição do Simpósio da Família proporcionou, mesmo que com o isolamento social, momentos de união, partilha e alegria dos membros dos grupos que compõem o Setor Família.

“Com este tempo de pandemia estamos aprendendo a utilizar mais e melhor os meios de comunicação a favor da evangelização e que através do virtual podemos trazer o real para o nosso povo”, conclui.

O vice-coordenador do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André, Pe. Marcos Vinicius, conduziu a apresentação do simpósio.

 

Ferramentas para a caminhada

A parte da tarde teve início com a Palestra Dependência Afetiva com o psicanalista e orientador educacional Everaldo Garcia; Terço Dedicado às Famílias com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; Palestra ‘Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor’ com o casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Sul 1, Osmarina e Toninho; Palestra A importância da Motivação com o vigário episcopal para a Pastoral, Pe, Joel Nery; e o Encerramento com o assessor diocesano da Pastoral Familiar – Setor Família, Pe. Adenízio Leonardo Miranda.

Casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Osmarina Pazin Baldon e Toninho, salienta que os temas apresentados representaram fundamental importância para todos os que vivem a família, e que também trabalham na defesa e promoção da vida e da família nas diversas pastorais, serviços e movimentos da Igreja.

“Partindo da chamada para a Semana Nacional da Família deste ano, “Eu e minha casa serviremos ao Senhor! (Josué 24,15), todas as palestras, por sua excelência de conteúdo referente à Formação e Espiritualidade, constituem material rico para ser visto e revisto constantemente pelo zelo com que foram preparados e apresentados, quer por bispos, padres, leigos e leigas”, ressalta o casal.

“São ferramentas para nossa caminhada de discípulos-missionários que têm na família, o Berço de todas as vocações, Igreja Doméstica, Santuário de Vida e Futuro da humanidade. Eis um itinerário de fé quando a pergunta é: “A quem você quer seguir?”, finaliza.

 

Adaptações necessárias

Casal participante na Paróquia Imaculada Conceição Aparecida (Região São Bernardo – Centro), Maria Aparecida do Nascimento, 54 anos, (professora aposentada) e Robson Cleber de Jesus, 52 anos, (orçamentista), o II Simpósio demonstra que a evangelização e formação acontecem mesmo em tempos de pandemia.

“Comparando com o simpósio anterior, que também foi muito proveitoso, a impossibilidade de confraternização, da troca de experiências entre uma palestra e o abraço acolhedor e fraterno nos fez muita falta. Com certeza neste Simpósio, a Luz do Espírito Santo iluminou todos os palestrantes e os organizadores”, comenta.

Já o casal Jorge Souza Santos, 56 anos, (modelista de confecções) e Vânia Silva Santos, 55 anos, (inspetora de qualidade), da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos (Região Santo André – Leste), acredita que cada formato tem sua particularidade.

“No presencial atinge o objetivo, porém, para um grupo bem reduzido de agentes de pastoral. No sistema online pode ser melhorado e cada vez mais atingir um número maior de pessoas como nesta edição. Saímos enriquecidos desse Simpósio”, conclui.

A atividade organizada pela Pastoral Familiar contou com a participação de grupos que integram o Setor Família: Equipes de Nossa Senhora, Comunidade Famílias Nova, Defesa da Vida, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão, Movimento para Famílias, Renovação Carismática Católica, MOB (Método de Ovulação Billings), bem como demais grupos, movimentos, pastorais e leigos.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO