Santa Missa: emoções e cuidados no reencontro com a Casa de Deus

“A gente sente um friozinho na barriga. É como se fosse a primeira vez que fui servir como ministro”. “Posso dizer que ao retornar a Casa do Pai, depois de meses, eu chorei muito na hora, mas foi de pura emoção.”

Declarações como essas traduziram a retomada gradual das missas com presença de fiéis na Diocese de Santo André, que ocorrem desde junho de 2020 e já contabilizam a reabertura de 89 paróquias das 106 existentes nas sete cidades do Grande ABC.

Em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, todas as igrejas reabertas para as celebrações presenciais seguem as normas do decreto diocesano do dia 13 de junho, que prevê a adesão aos 60 itens, como o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, a utilização de máscaras, a disponibilização de álcool em gel nas entradas, ambiente arejado com portas e janelas abertas, a demarcação dos lugares nos bancos e a higienização do espaço interno do templo, entre uma celebração e outra. As paróquias devem limitar a capacidade de público até 30% em cada missa.

“Friozinho na barriga

Ministro da Eucaristia na Igreja Matriz – Paróquia São José de Ribeirão Pires, José Carlos Zani, 53 anos, é aquele autor da frase no início do texto. “Cinco meses sem participar das missas na igreja é complicado. Foi bem legal, mas deu um friozinho na barriga”, confessa o mecânico industrial que participou da celebração das 18h do último domingo (16/08). “Senti a retomada um pouco tímida. Isso é normal, pois é o primeiro fim de semana e as pessoas devem retornar aos poucos. Estamos tomando todos os cuidados necessários de higiene para acolher os fiéis e promover um ambiente seguro para todos”, destaca.

As missas são realizadas de segunda a sexta, às 19h; sábado, às 16h; e domingo, às 7h30, 10h e 18h. Para participar das celebrações é necessário agendar antecipadamente com a secretaria, presencialmente ou pelo telefone: 4828-1598.

Retorno emocionante

E quem chorou muito de emoção neste retorno? Foi a paroquiana da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, Maria Elisabete Jordão, 69 anos, que não aguentava de saudades de estar numa igreja para participar da Santa Missa. “Posso dizer que ao retornar à Casa do Pai, depois de meses, foi uma emoção muito grande e que na verdade eu chorei muito na hora, mas foi um choro de pura emoção. Por mais que acompanhasse as missas realizadas pelo Padre Beto (pároco) pela internet, a necessidade de estar presente era muito grande, pois a conexão com Deus é uma bênção inexplicável”, reflete a aposentada, que participou da celebração das 16h no último sábado (15/08).

As missas são realizadas as quartas, às 19h; sábado, às 16h; e domingo, às 7h, 9h e 18h. Mais informações pelo telefone: 4066-1185.

Novo ciclo

A missão de Bruno Cristino, 32 anos, foi servir como cerimoniário nas missas das 7h30 e das 10h no domingo (16/08), na Paróquia Santo Antônio, na Região Santo André – Utinga. Acordou cedo com muita expectativa para iniciar esse novo ciclo após cinco meses de celebrações online em razão da pandemia. “Após todo esse tempo fechada ver a igreja com sua comunidade reunida foi muito gratificante. Mesmo com o distanciamento sendo respeitado, o calor das pessoas estava presente, nas músicas, nas orações e nas respostas litúrgicas. Foi um momento de grande emoção poder receber o Cristo eucarístico, ouvir a palavra e a homilia. Tudo foi muito bonito”, avalia o professor.

As missas são realizadas aos domingos, às 7h30 e 10h. Mais informações sobre como participar pelo telefone: 4996-4883.

Equipes eficientes
Em Rio Grande da Serra, as missas presenciais retornaram no último fim de semana. De acordo com o pároco da Paróquia São Sebastião, Pe. Rogério Duarte Irmão, o retorno foi bem tranquilo e seguro, pois as equipes de acolhida, liturgia e higienização estavam bem treinadas para receber os fiéis.

“O povo correspondeu bem e está se adaptando às normas com uso de máscaras e álcool em gel. Embora estejam ansiosos para voltar, apenas a missa das 8h do domingo teve a ocupação máxima de 30%. As demais, às 16h no sábado, e às 10h e 18h no domingo, foram bem tranquilas, com o povo organizado e nenhum incidente, graças a Deus”, analisa o sacerdote, que também é coordenador da Região Pastoral Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra.

Para participar das missas é necessário agendar antecipadamente com a secretaria pelo telefone: 4821-9563 ou pelo WhatsApp: 95687-2293.