Hospital São Lucas de Porto Alegre recebe respiradores doados pelo Papa

As doações do Papa Francisco seguem um cronograma de missão humanitária por várias cidades do Brasil. Nesta quinta-feira (27), a entrega dos 4 respiradores e um aparelho de ultrassom foi feita ao Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul: “o gesto foi uma expressão da solidariedade de homens e mulheres preocupados com a vida dos menos favorecidos”, disse o arcebispo metropolitano, dom Jaime Spengler.

A doação do Papa Francisco para ajudar no combate à pandemia da Covid-19 acaba de chegar ao Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre/RS. A entrega dos 4 respiradores e um aparelho de ultrassom – utilizado para exames de captação de imagens de tecidos ou fluxos sanguíneos – aconteceu nesta quinta-feira (27).

A Esmolaria Apostólica do Vaticano e a Associação Hope Onlus, através do emissário Antonio Guizzetti, estão fazendo chegar a ajuda concreta do Pontífice até as estruturas sanitárias em várias partes do Brasil. A missão humanitária pelo país, o segundo mais afetado pela pandemia no mundo, segue uma agenda para entregar os equipamentos aos hospitais religiosos que visam auxiliar no tratamento e na cura de pacientes contaminados pelo coronavírus. No cronograma de encontros e doações consta a passagem por Brasília/DF, Goiânia/GO, Tocantinópolis/TO, Crato/CE, Aracaju/SE, Rio de Janeiro/RJ e, nesta quinta-feira (27), Porto Alegre.

A entrega da doação em Porto Alegre

O arcebispo metropolitano, dom Jaime Spengler, o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, e o diretor-geral do Hospital São Lucas, Leandro Firme, receberam a doação do Papa. Durante a visita, o grupo percorreu as dependências do hospital, passando pelo Centro Clínico, Centro de Diagnóstico de Imagem e também pelos ambulatórios, onde atualmente é conduzido o estudo da testagem da vacina contra o coronavírus, sempre respeitando as normas vigentes de saúde. O arcebispo, que abençoou os equipamentos, comentou que “o gesto foi uma expressão da solidariedade de homens e mulheres preocupados com a vida dos menos favorecidos”.

Os respiradores e o aparelho de ultrassom foram direcionados à UTI, que acolhe exclusivamente os pacientes com Covid-19: atualmente estão disponíveis 46 leitos. O hospital também oferece outras 104 unidades para a enfermaria.

Segundo o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, “este ato de solidariedade da Igreja, bem como todo o apoio recebido do arcebispo e chanceler da nossa universidade, dom Jaime Spengler, é fundamental para que sigamos fortalecidos e atuantes na nossa missão de cuidado e promoção à vida”. Para o diretor-geral do hospital, Leandro Firme, a doação é uma importante soma aos esforços da instituição: “a contribuição é reflexo dos movimentos que temos feito no combate à pandemia. É uma honra para nós estar entre os hospitais escolhidos pelo Vaticano”.

Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgado nesta terça-feira (25), sugere que o pico de internações por Covid-19 em Porto Alegre recuou, mas casos ativos quase dobraram. Até o momento, o Estado contabiliza mais de 115 mil pessoas testadas positivas ao coronavírus e mais de 3 mil que morreram vítimas da doença.

Fonte:  Vatican News

Colaboração: Rede Marista, com Juliana Vencato, e Celam