Diocese de Santo André

Ano Vocacional: a influência de Santo Agostinho nas vocações religiosas

Celebrado neste 28 de agosto, Santo Agostinho é uma grande referência de conversão, sabedoria e caridade. E neste Ano Vocacional, vivenciado de forma inédita na Diocese de Santo André, dois freis agostinianos (Márcio Vidal de Negreiros e Paulo Henrique Cintra), influenciados diretamente pelo carisma de Agostinho de Hipona, nos apresentam belos testemunhos de suas vocações religiosas. Confira:

A busca de Deus e a experiência da vida em comunidade

“Irmãos e irmãs! Graça e paz! Hoje com alegria celebrando a festa de nosso pai espiritual, Santo Agostinho, deixo para vocês esse breve testemunho na minha experiência vocacional”

“Agostinho influencia a minha história vocacional, a partir de alguns pontos que marcaram também a vida dele. Primeiro, a sua busca inquieta pela verdade, pela sabedoria, a busca, na verdade, pelo próprio Deus”

“Então, através da Sagrada Escritura, através dos estudos, através da sua vida interior buscando no mais profundo dele, mesmo, aí ele vai encontrar as respostas, ele vai encontrar o próprio Jesus Cristo, a quem ele chama de seu Mestre Interior. Então, acho que a busca de Deus, para mim é uma característica importante na minha história” “Depois, a sua experiência de seguimento a Jesus Cristo desde a vida em comunidade. Buscar junto a Deus, servir junto à Igreja. Então, essa experiência da vida em comunidade marca profundamente a minha história vocacional, na fraternidade e na amizade”

“Depois na regra de Santo Agostinho, também, ele nos deixa como condição para entrar na comunidade, viver a partilha dos bens, a comunhão dos bens. E logo a dimensão da sua experiência mais profunda de Deus, a experiência do amor misericordioso de Deus, a experiência da graça de Deus. Ele revê que tudo que acontece é graça de Deus na sua vida e na sua história”

“Então, creio que essas são as características que marcaram Agostinho e que marcam também a minha história vocacional. Então, você que é jovem, de maneira especial, neste Ano Vocacional na Diocese de Santo André, se quiser conhecer o nosso carisma, a nossa espiritualidade, entre em contato conosco, os freis agostinianos. Deus os abençoe”

Márcio Antonio Vidal de Negreiros é frei religioso e sacerdote da Ordem de Santo Agostinho. Atualmente, trabalha na Diocese de Santo André, junto à Comunidade Agostiniana, na formação dos futuros religiosos e sacerdotes no Seminário de Teologia, em Diadema

Somos chamados a sermos mestres da interioridade

“Saudações a todos e a todas! Graça e paz! Hoje, dia 28 de agosto, os agostinianos e toda a Igreja celebram a memória do nosso pai, Santo Agostinho. E para mim, Santo Agostinho ocupa um lugar muito especial em minha vida, porque foi por meio de sua história e de sua obra que eu pude amadurecer o chamado de Deus e a vocação para a Igreja”

“Foi por meio de Agostinho de Hipona que eu reconheci esse meu coração inquieto, que sempre esteve em busca do repouso em Deus. Ainda com ele, descobri que a vida cristã não se faz apenas uma relação pessoal com Deus. Que essa relação somente será completa na comunidade com os irmãos e no serviço com e ao povo de Deus”

“Por meio de Santo Agostinho, todos os cristãos, então chamados a serem mestres da interioridade. Chamados pela regra de vida escrita por Santo Agostinho, nós, freis somos exortados a ser para a Igreja e ao mundo, testemunhas da vida fraterna, na amizade, por meio do cuidado, e especialmente no cuidado com os mais necessitados”

“Então, que Santo Agostinho interceda por nós, para que sejamos sempre atentos ao chamado de Deus em nossa vida, especialmente neste Ano Vocacional dedicado às vocações em nossa diocese e neste Mês Vocacional, também. E que possamos aprender com esse santo africano que, na busca de Deus, é o Senhor que se adianta e vem ao nosso encontro”

Paulo Henrique Cintra é frei agostiniano e reside na Fraternidade Santo Dias, em Diadema

História e carisma

O grupo de religiosos da Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) – Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil atua principalmente na evangelização da população mais carente e das regiões periféricas, junto aos movimentos educacionais, pastorais e movimentos sociais, na promoção da paz e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Fundada em 1243, a ordem é inspirada em Santo Agostinho (354- 430), um dos mais importantes teólogos e filósofos do cristianismo. Suas obras influenciaram o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média, no desenvolvimento do cristianismo e da filosofia ocidental.

A Fraternidade Santo Dias está localizada na Rua Nagasaki, 385 – Jardim Takebe, em Diadema. Mais informações no telefone: (11) 4071-8931.

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão