Diocese de Santo André

Compreenda o uso da expressão ad experimentum na Igreja Particular

Dando sequência às explicações sobre as terminologias próprias da Igreja Católica Apostólica Romana, a Diocese de Santo André apresenta nesta terça-feira (22/09), o significado da expressão em latim ad experimentum, um termo jurídico-eclesiástico para indicar o tempo da experiência de um clérigo numa Igreja Particular, criação de estatuto ou aprovação de comunidade.

Temos como exemplo mais recente em nossa diocese, o Pe. Jailson José dos Santos, que completa neste 22 de setembro, dois meses de sua nomeação como administrador paroquial da Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá. O religioso da Congregação dos Filhos da Caridade assumiu a função em virtude do Pe. Joaquim de Souza ser dispensado do ofício de pároco (cf. CDC cân. 1740; cân. 1741 § 2º) por motivo de saúde, conforme atestado de 28 de agosto de 2020. No entanto, Pe. Joaquim continua na paróquia, sendo nomeado como vigário no dia 12 de setembro deste ano.

“O presbítero faz uma experiência para ingressar nessa realidade e depois desse tempo, faz o seu compromisso vinculante à diocese, da qual ele está experimentando, após aprovação dada pelo bispo, para que ele possa continuar realizando seus trabalhos de vida pastoral”, ressalta o vigário judicial da Diocese de Santo André, Pe. Jean Rafael Eugênio Barros. O presidente do Tribunal Eclesiástico Diocesano explica o significado e uso da expressão ad experimentum na vida da Igreja Particular:

Conceito
“Quando da ordenação diaconal de um clérigo, ele é incardinado numa Igreja Particular. Se ele se transfere para outra localidade e quer fazer uma experiência pastoral nesta outra Igreja Particular, quando se coloca ad experimentum é um tempo elaborado aproximadamente de três anos para fazer essa experiência.”

Clérigo diocesano
“Se é um clérigo diocesano, ou seja, chamamos de clérigo secular, ele estará fazendo uma ad experiência para depois pedir uma excardinação da diocese de origem e uma incardinação para a diocese, onde ele está querendo se adequar.”

Clérigo regular (religioso)
“Se é um clérigo regular, ou seja, religioso, ele vai fazer um pedido de excardinação. Ele estará fazendo uma experiência ad experimentum por um período para depois incardinar-se nesta diocese. Se é de um instituto secular, a mesma coisa acontece.”

Criação de estatuto e aprovação de comunidade
“A expressão ad experimentum também serve para ser aplicada quando da criação de um estatuto, quando de uma realização ou aprovação de uma comunidade, seja de direito privado ou então de direito público. O ad experimentum é um tempo de experiência para que possa se adaptar.” “Então, é isso que se aplica a expressão ad experimentum numa diocese, seja para realidade de um documento e estatuto, ou seja, para a aprovação de um instituto ou associação na vida de uma diocese, como para os clérigos”

Leia mais sobre incardinação e excardinação

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO