Padre Renato assume coordenação da Região Pastoral Santo André-Leste

Pe. Renato da Silva Fernandez é o novo coordenador da Região Pastoral Santo André-Leste. O sacerdote assume a função após decreto do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, assinado no dia 12 de setembro de 2020.

Pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc, Pe. Renato sucede Pe. Nelson Rosselli Filho. O período da coordenação vigora até o dia 20 de dezembro de 2021. Acompanhe o bate-papo:

1-Pe. Renato, quais as primeiras ações ao assumir a coordenação da Região Santo André – Leste?

É dar continuidade ao trabalho que o Pe. Nelson já estava desenvolvendo aqui na região, junto com os padres. Dar continuidade a todos os serviços, especialmente nestes tempos de pandemia. Não tem nada de novidade. É simplesmente ajudar os padres a continuar caminhando em unidade com a diocese e o nosso bispo.

2-E quais os principais desafios nestes tempos de pandemia?

Os principais desafios se referem ao contato com o povo. Esse desejo que povo tem de retornar à igreja, participar das missas, de uma maneira mais aberta. E somos impossibilitados devido ao período da pandemia. Temos que seguir as regras. Então é um grande desafio a gente não ter esse contato com o povo de Deus e a falta que a igreja, as pastorais, os movimentos, a falta que a vida eclesial faz para o povo de Deus e para nós sacerdotes, também.

3-Com a sua experiência de ter atuado como coordenador na Região Santo André – Utinga, apesar de estarem na mesma cidade, existem diferenças e similaridades entre as regiões?

Sim. Existem diferenças até entre as paróquias. Uma paróquia numa mesma região tem outra realidade diferente da outra. Eu vim, na verdade, para concluir o triênio do Pe. Nelson (2019-2021, na coordenação da Região Santo André – Leste), a pedido do bispo, e vamos tentar ajudar a região, o máximo possível, com muito amor, com muita caridade, sempre em comunhão com os padres da região. Com muito diálogo para auxiliar a região a continuar o seu trabalho de evangelização. Mas existem diferenças entre uma região e outra, sim. Apesar de não ter aprofundado isso. Mas se Deus quiser vamos conhecer melhor a região.

Faz pouco tempo que cheguei na Paróquia Santa Joana D’Arc. Então, tudo é novo para mim. Apesar de que vivi a minha juventude na Paróquia Nossa Senhora das Graças, também na Região Santo André – Leste, mas é diferente, pois meu trabalho era como leigo, e não à frente de uma paróquia, e muito menos à frente de uma região. Então, uma experiência totalmente nova.

Sobre o novo coordenador
Padre Renato da Silva Fernandez nasceu no dia 19 de janeiro de 1983 (37 anos), em Santo André, no Grande ABC, estado de São Paulo. Entrou no seminário diocesano no dia 9 de fevereiro de 2005, quando a sede do propedêutico ainda era em Diadema. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 8 de dezembro de 2012, no Dia da Imaculada Conceição, pelas mãos de Nelson Westrupp, atualmente bispo emérito da Diocese de Santo André. Em seguida, o recém-ordenado padre foi celebrar missa em sua paróquia de origem, no Rio de Janeiro, onde morou até os 14 anos. Vale recordar que o desenvolvimento de sua vocação ocorreu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, na cidade andreense. Em janeiro de 2013 retorna para Santo André, onde fica durante um mês na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, em Santo André, quando o até então pároco Pe. Renatinho estava de férias; em fevereiro do mesmo ano recebe a nomeação de vigário paroquial da Paróquia São Jorge, também em Santo André; após um ano, Dom Nelson nomeia Pe. Renato como administrador e posteriormente pároco da Paróquia Santa Edwiges, em São Bernardo. Lá permanece durante dois anos e meio.

Logo após, em agosto de 2016, o atual bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini nomeia o sacerdote para assumir a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, em Santo André, onde atua como pároco ao longo de três anos e nove meses. Em maio de 2020, Pe. Renato é nomeado como novo pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc, na Vila Vitória, em Santo André, e assume a função no dia 11 de junho de 2020.