Óbolo de São Pedro: coleta em todas as paróquias no dia 4 de outubro

A Coleta do Óbolo de São Pedro acontecerá no próximo domingo (04/10), nas celebrações em todas as paróquias da Diocese de Santo André, do Brasil e de todo o mundo. A iniciativa representa a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

Em razão da pandemia da Covid-19, o diretor da Sala de Imprensa Vaticana, Matteo Bruni, disse o seguinte: “Devido à atual emergência sanitária, o Santo Padre estabeleceu que, para este ano de 2020, a coleta do Óbolo de São Pedro, que tradicionalmente se realiza em torno à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de junho, será transferida em todo o mundo para o XXVII Domingo do Tempo Comum, 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis.”

No site http://www.obolodisanpietro.va, há também a possibilidade de doar com cartão de crédito ou encontrar os detalhes para a transferência bancária.

Sinal de caridade

Em muitos pronunciamentos, o Papa Francisco repetidamente recordou que “o cristão existe para servir, não para ser servido”, que não deve se cansar de ser misericordioso. E convidou a viver a caridade com pequenos gestos concretos, “nas pequenas obras de misericórdia” que nos fazem vislumbrar o amor de Deus. “Realizar com alegria obras de caridade – disse no Angelus de 18 de março de 2018 – por aqueles que sofrem no corpo e no espírito, é a maneira mais autêntica de viver o Evangelho, é o fundamento necessário para que as nossas comunidades cresçam na fraternidade e na aceitação mútua. Eu quero ver Jesus, mas vê-lo por dentro. Entre em suas chagas e contemple esse amor de seu coração por você, por mim, por todos.”
No primeiro ano do seu pontificado, em 2006, o Papa Bento XVI houve por bem pôr em relevo o significado particular do Óbolo com estas palavras:

“O Óbolo de S. Pedro é a expressão mais emblemática da participação de todos os fiéis nas iniciativas de caridade do Bispo de Roma, a bem da Igreja universal. Trata-se de um gesto que se reveste de valor não apenas prático, mas também profundamente simbólico, enquanto sinal de comunhão com o Papa e de atenção às necessidades dos irmãos; por isso, o vosso serviço possui um valor retintamente eclesial”, disse Bento XVI, no discurso aos Sócios do Círculo de São Pedro, no dia 25 de Fevereiro de 2006.

Tradição secular

A prática de apoiar materialmente as obras de caridade é muito antiga – lê-se no site do Óbolo – e começou com o próprio Cristianismo, na dedicação e no cuidado dos mais necessitados. No final do século VIII, os anglo-saxões, após sua conversão, decidiram enviar anualmente uma contribuição ao Papa. Assim nasceu o “Denarius Sancti Petri” (Esmola a São Pedro), que logo difundiu-se por toda a Europa. Depois de muitas vicissitudes, foi Pio IX, com a Encíclica Saepe venerabilis de 5 de agosto, a instituí-lo como prática.

*Com informações do Vatican News