Diocese de Santo André

Em sintonia com o Papa, Diocese reforça Economia de Francisco

Em comunhão com a Igreja Católica no mundo e com o Papa Francisco, a Diocese de Santo André, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, aprofunda o debate sobre a Economia de Francisco para todo o Grande ABC, através de uma Live Especial que será realizada nesta sexta-feira (04/09), às 20h30, com transmissão pelas mídias diocesanas: Facebook  e YouTube .

Para falar sobre o tema, que tem como foco reunir jovens economistas em prol de uma sociedade mais justa e fraterna, os convidados são os membros da Articulação Nacional pela Economia de Francisco e Clara no Brasil, Frei Marcelo Toyansk Guimarães e o sociólogo Eduardo Brasileiro.

Mobilização na Diocese

Com essa iniciativa, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, destaca que a Igreja Particular de Santo André reforçará a proposta do Santo Padre, incentivando ações práticas sobre o assunto em território diocesano.

“A pandemia acentuou a desigualdade, mas muito antes o Papa Francisco já expressava uma preocupação com os valores e o modelo de sociedade em que vivemos. Por isso, nos unimos a ele no grande desafio de colocar o ser humano em primeiro lugar aqui no ABC, também”, argumenta.

A partir desta live, o objetivo é promover formações, reflexões, debates e organizar as dez regiões pastorais em sintonia com tudo aquilo que acontecerá no evento de novembro de 2020, de forma virtual, com a presença online do Papa Francisco. Em 2021, o encontro deve ser realizado com a presença de público, em Assis, na Itália.

“Precisamos defender a vida em todos os sentidos, no acesso aos serviços básicos, na melhor distribuição de renda, na abertura de oportunidades. Demonstrar que somos uma igreja comprometida com as causas sociais do povo e o cuidado com a Casa Comum”, complementa Pe. Ryan.

É a segunda live sobre o tema promovida pela Diocese de Santo André. A primeira aconteceu em maio deste ano. Relembre aqui: https://bit.ly/31SvNKi .

 

Sobre a Economia de Francisco

Em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a Economia de Francisco que aconteceria no primeiro semestre em Assis, na Itália, foi adiada para o dia 21 de novembro de 2020 e acontecerá no formato online, reunindo participantes de todo o mundo, junto com o Santo Padre. A previsão é a de que o evento presencial ocorra apenas no decorrer do próximo ano.

A ideia do evento surgiu em maio de 2019, quando o Papa Francisco fomentou a iniciativa em convocar jovens economistas, despertando a necessidade de chamar a atenção para uma cultura de comunhão baseada na igualdade e fraternidade, buscando soluções para um novo humanismo, com uma economia solidária e desenvolvimento sustentável, olhando, sobretudo, por aqueles mais vulneráveis que precisam de oportunidades na construção de uma nova sociedade.

“O Papa Francisco convoca esse grande encontro em vista de repensar a nossa atual economia. Na encíclica Laudato Sí’, o Santo Padre lucidamente percebe que essa economia que temos atualmente provoca grandes danos levando o planeta ao colapso, num sistema de uma concorrência sem limites que, para uma grande corporação estar à frente da outra, para isso, ela tem que destruir e degradar o meio ambiente, ao mesmo tempo que tem explorado e levado milhões de pessoas à miséria”, explica Frei Marcelo.

Segundo ele, o sumo pontífice buscou a inspiração em São Francisco de Assis, para uma economia mais justa, sustentável e inclusiva.

“Temos ressoado as propostas desse evento pelo Brasil e incentivado a prática dessas ações na Diocese de Santo André, também”, conclui.

Compartilhe:

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira