Festival Vocacional completa 3 anos: legado e histórias de quem esteve lá

Fruto da união da Gincana Vocacional e da Feira Vocacional, o Festival Vocacional na Diocese de Santo André completa hoje (03/09), três anos de sua primeira edição realizada naquele 3 de setembro de 2017, ocasião em que reuniu cerca de 4 mil pessoas no Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo.

E o legado daquela iniciativa inédita fortaleceria cada vez mais a unidade diocesana, já que a ação integraria justamente outra mobilização pioneira em nossa diocese: o Sínodo Diocesano (2016-2017), que indicaria as prioridades da Acolhida e Missão, posteriormente integradas no lançamento da Constituição Sinodal, que originaria os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que por sua vez norteia as ações da Igreja no Grande ABC durante o quinquênio (2018-2022).

A segunda edição do FV aconteceria em 2018, também na cidade são-bernardense e o terceiro encontro, realizado em 2019, contaria com uma nova sede do festival, no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires.

Colhendo frutos

Na época, o SAV (Serviço de Animação Vocacional), que organizou o evento com apoio de grupos, voluntários e membros do Setor Juventude, registrou a participação de 71 equipes, 20 congregações religiosas, instituições, movimentos e pastorais que apresentaram seus carismas e integraram as atividades ao longo do dia.

Assessor do SAV e coordenador da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, recordou naquele momento o que viria a contemplar a realização futura do Ano Vocacional, em 2020.

“Queremos despertar a cultura vocacional em nossa diocese. Começamos a dar passos nesta direção. O contato entre os jovens, conhecer a riqueza e necessidades da nossa Igreja. Quando o jovem entra em contato com as diversas realidades, ele desperta isso inconscientemente”, disse o sacerdote, em 2017.

E a Diocese de Santo André relembrou aqueles momentos inesquecíveis, por meio dos depoimentos de quem esteve na primeira edição. Confira:

“Participar do 1º Festival Vocacional foi muito especial. Tivemos a oportunidade de participar promovendo a inclusão de surdos e pessoas com Deficiência Visual, Física e Intelectual que participaram das atividades da Gincana. Foi um momento importante para o Setor Inclusão, porque pudemos envolver os participantes da gincana no nosso trabalho. E esta é a nossa vocação: acolher a todos e, como dizia São Francisco “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras””, Mariana Bonotto, 39 anos, professora e coordenadora diocesana do Setor Inclusão

“Participar do 1º Festival Vocacional foi incrível. Faltam palavras para descrever a felicidade que cobria todos os corações! O amor partilhado em meio a tantas atividades preparadas com muito carinho, uma lembrança doce e inesquecível! Um momento de espiritualidade sem igual! Inesquecível! Obrigado a todos que proporcionaram essa experiência de Amor! Valeu FV!”, Murillo Sousa de Jesus, 23 anos, Fotógrafo / Videomaker (Paróquia Sagrada Família – São Bernardo)

“O 1° Festival Vocacional foi um dos eventos mais motivadores da nossa diocese, pois uniu comunhão, vocação, meditação, empatia, interação, responsabilidades, humildade, diversão, adoração e muito trabalho em equipe. Sou grata em ter participado deste e dos outros festivais, que nos ensinaram como é radiante sentir o amor de Deus e do próximo”, Gisele Cavalcante dos Reis, 25 anos, engenheira química (Paróquia Santa Luzia – Ribeirão Pires)

“Participar do 1º Festival Vocacional foi ver um avanço muito bonito na evangelização da juventude e animação vocacional em nossa diocese. Ajudei na organização do evento e posso atestar que aquele dia foi preparado com muito carinho e empenho! Deus seja louvado pelos inúmeros frutos do FV!”, Cauê Ribeiro Fogaça, 25 anos, seminarista diocesano de Teologia

“Participar do 1º Festival Vocacional foi muito importante. Pudemos vivenciar a comunhão entre diversos serviços da Igreja, tendo melhor dimensão de que somos um só corpo com vários membros. Contamos com a presença de jovens surdos, com deficiência visual, física e intelectual, que aproveitaram muito o momento. A presença desses jovens em comunhão com os demais e com os diversos serviços da Igreja, mostra que cada membro do Corpo de Cristo é diferente, mas são todos importantes e queridos por Deus”, Luísa Maria Tavares Jardim, 29 anos, coordenadora diocesana do Setor Inclusão

“Tive a oportunidade de participar do 1°Festival Vocacional da Diocese de Santo André, e digo que foi maravilhoso e único. Todos os jovens ali reunidos puderam participar das gincanas, momentos de espiritualidade e de orientação vocacional. Fiquei feliz em ver nossa juventude unida através desse evento e que Cristo se alegrou muito em ver todos juntos. Posso dizer que eu jamais esquecerei esse dia na minha vida. Que Nossa Senhora das Divinas Vocações abençoe a todos”, Álamo de Oliveira Carvalho, 28 anos, assistente de Engenharia, (Paróquia Nossa Senhora do Prosperidade – São Caetano)