A Paróquia Sagrado Coração de Jesus completa 65 anos de fundação nesta quinta-feira (10/09). A igreja fica localizada na Rua Padre Mororó, 425 – Bairro São José, em São Caetano do Sul. O atual pároco é o Pe. Décio Dias Mirândola, que tomou posse no dia 10 de junho de 2020, sucedendo Pe. Alexandre Cruz da Silva, que permaneceu à frente da paróquia durante três anos e meio.
Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 7h, às 10h e às 18h. Mais informações na secretaria paroquial: 4238-8848.
História da Paróquia
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi oficialmente fundada no dia 10 de setembro do ano da graça de 1955. Porém, antes desta data muita coisa aconteceu. Inicialmente um grupo de devotos de Nossa Senhora rezava o terço nas casas dos moradores do bairro.
Entre os anos de 1947 e 1948, foi erguida então na Vila São José, a pequena Capela de Nossa Senhora Aparecida. Ainda em 1948, o casal Adelino e Rosalina Ribeiro, doou o terreno onde a igreja atual está situada, solucionando um impasse, que impedia que a capela de Nossa Senhora pudesse se transformar em Paróquia.
É importante salientar que foram os Congregados Marianos de Vila São José, os fundadores da Paróquia. Esta congregação havia sido fundada em 1947. A partir da doação do terreno, por parte da família Ribeiro, a comunidade passou a trabalhar incansavelmente para a construção de uma capela onde hoje é a Rua Padre Mororó.Segundo o relato do catequista Wilson Maria, os jovens e demais moradores do bairro, “se mobilizaram no intuito de construir a Capela” o mais rápido possível. Para isso nessa primeira etapa, eles elaboraram uma agenda com os compromissos a serem cumpridos.
Toda segunda-feira realizavam reunião da Congregação Mariana, na casa do Sr. José Ribeiro, quarta e sexta-feira procissão com o andor de Nossa Senhora das Graças, para visitar as famílias, onde a imagem permanecia naquela casa até sexta-feira, e neste dia a imagem era novamente levada em procissão, na casa de outra família, e permanecia nesta casa até a próxima quarta-feira. E assim aconteceu sucessivamente.Aos domingos, às seis horas da manhã iam participar da missa na Igreja da Matriz Sagrada Família, e para isso os Congregados Marianos, passavam uns nas casas dos outros, se reuniam na esquina da Rua Adelino(atual Rua Padre Mororó), e se deslocavam caminhando até a Igreja da Matriz Sagrada Família. Na volta tomavam o café da manhã, e após o café se dirigiam para o terreno.
São diversas as histórias contadas de moradores da época que colaboraram com a construção, primeiramente da Capela, que por sugestão de Dom Jorge Marcos de Oliveira, então Bispo da Diocese de Santo André, passou a ser denominada Capela Sagrado Coração de Jesus.
A Capela que iria se transformar em nossa paróquia logo recebeu da Diocese de Santo André a designação de um padre que estaria em tempo integral, disponível para a comunidade. Assim, seria questão de tempo para que a Paróquia Sagrado Coração de Jesus deixasse de ser Capela.
A fé e devoção da Congregação Mariana, juntamente com os esforços da comunidade, e muito amor encaminharam então aquele que seria o processo de reformas, que redundaria com o passar dos anos, no imenso edifício que abriga a Paróquia. Em paralelo a esta movimentação que se iniciou já em setembro de 1949, somada a compra de um lote ao lado da área recebida em doação, e que visava a construção definitiva de nossa igreja, o trabalho de evangelização prosseguia firme, buscando levar as pessoas do bairro e região a estarem sempre ao lado de Jesus.
Gostaríamos de render homenagens a todos aqueles que, de algum modo, participaram da implantação, construção, reforma, e manutenção da Paróquia desde seu início, e a todos que continuam colaborando para que esta história siga cheia de bons exemplos e vitórias.
Afinal de contas, são 65 anos de vida da nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Graças a Deus!
Fonte: Jubileu de Ouro, Site da Paróquia