A Paróquia Santíssima Virgem comemora o Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de fundação nesta segunda-feira (21/09). A igreja fica localizada na Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar, em São Bernardo do Campo. O atual pároco é o Pe. Renato Aparecido Souto, que tomou posse no dia 19 de agosto de 2016, sucedendo Frei Sebastião Benito Quaglio, que permaneceu à frente da paróquia durante 42 anos.
Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 18h30, e aos domingos, às 7h, às 8h30, às 10h30, às 17h e às 18h30. Mais informações na secretaria paroquial: 4330-4289.
História da Paróquia
Fundada em 21 de setembro de 1960, por ordem do bispo dom Jorge Marcos de Oliveira, sendo seu pároco-fundador o Pe. Mário Balestra, daí o nome da praça em frente à igreja. Pertence à Diocese de Santo André, sob a condução atual do bispo dom Pedro Carlos Cipollini.
O pároco Renato Aparecido Souto, com seu CPP – Conselho Pastoral Paroquial tem a missão de coordenar toda a vida pastoral da comunidade. O CPP é composto pelos representantes de todos as pastorais, movimentos, comissões, grupos, equipes e setores que trabalham na paróquia. A vida de comunidade paroquial é ali representada e na nossa comunidade tem grande compromisso com a ação evangelizadora e missionária, pois a Igreja nasceu missionária, é missionária e o será sempre por vontade do seu fundador, Jesus, para a salvação do mundo. Fiel à diocese, partilhamos do mesmo “sonho missionário de chegar a todos”. (lema do Sínodo Diocesano 2016-2018).
1960-1974
O primeiro pároco Padre Mario Balestra esteve na paróquia desde a fundação em 21 de setembro de 1960 até 10 de abril de 1974, por ocasião de sua morte. “No dia 10 de abril de 1974 faleceu depois de longa e dolorosa enfermidade, o Pe. Mário Balestra, vigário fundador da Paróquia Santíssima Virgem. Pe. Mário, conforme testemunhas, foi uma pessoa voltada para os outros, pois sempre tinha uma palavra de conforto. No trabalho apostólico não media sacrifícios…
Começou a construção da nova igreja… Este templo dedicado a Nossa Senhora ficará bonito, pois será construído com grande amor e com a presença espiritual do Pe. Mário”. Com estas palavras, escritas em 25 de março de 1975, Frei Sebastião saudava a memória do fundador da paróquia que ele acabava de assumir.
1974-2016
Frei Sebastião assumiu a Paróquia Santíssima Virgem em 4 de julho de 1974, deixando-a em 16 de julho de 2016, ficando pouco mais de 42 anos como pároco. Nesses 42 anos de pastoreio, Frei Sebastião tornou realidade vários de seus sonhos.
– Terminou a construção da Igreja Matriz, hoje Santuário de Adoração Eucarística Perpétua, cujas obras haviam sido iniciadas em 15 de dezembro de 1968, com projeto arquitetônico original do arquiteto russo Anatoly Cirobaba e somente foram concluídas entre os anos de 1978 e 1979.
– Construção da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no DER, cuja pedra fundamental foi colocada em 3 de setembro de 1978. Somente em 19 de fevereiro de 1980 a capela foi oficialmente inaugurada com a presença do então Bispo Diocesano Dom Cláudio Hummes.
– Fundou a Casa Santa Clara em março de 1980 e que hoje presta serviços sociais e de evangelização às crianças carentes da comunidade do DER e região sob outra responsabilidade, não mais paroquial.
– Construção da igreja nova, denominada Igreja Cristo Rei, cujo terreno começou a ser adquirido em 2 de outubro de 1989 e consumada sua compra em 20 de fevereiro de 1991. As obras foram iniciadas e em 1997 a igreja já estava pronta
– Construção de uma igreja nova no lugar da capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1998 surgiu a ideia de construir um Santuário dedicado a Nossa Senhora, as obras caminharam lentamente nos anos seguintes e hoje temos lá um belíssimo templo de mais de 700 m2, pé direito de 15m e capacidade para 1200 pessoas sentadas.
– Transmissão regular de uma missa dominical às 7h da manhã, pela Rádio Imaculada Conceição desde 3 de março de 1990 até julho de 2016.
– Introdução da Adoração Eucarística Perpétua na igreja matriz da Paróquia Santíssima Virgem em 8 de dezembro de 2007, na festa da Imaculada, Padroeira e Mãe da Paróquia Santíssima Virgem.
2016
Pe. Renato Aparecido Souto, conhecido como Pe. Renatinho, assumiu em agosto de 2016 e durante os quatro anos como pároco promoveu várias realizações, tais como:
– Mantém toda a estrutura pastoral, passando confiança a liderança pastoral que não chegou para destruir nada, mas para trabalhar juntos.
– Também mantém o ritmo celebrativo da sua nova paróquia, deixando intactos todos os horários de missas já existentes, para aos poucos ir fazendo algumas pequenas alterações.
– Inicia a Campanha “Amamos a Santíssima 60 anos” com objetivo de reformar o Santuário de Adoração Perpétua Santíssima Virgem, para a celebração do Jubileu de Diamante, dos 60 anos que a paróquia completará em 21 de setembro de 2020.
– Implanta a missa por Cura e Libertação, todas as quintas-feiras, as 19:30h que rapidamente teve a adesão de milhares de católicos a cada semana.
– Implanta a PASCOM – Pastoral da Comunicação, com toda a infraestrutura necessária, com a criação das redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), atualização do site paroquial, criação da WebTV e da Web Rádio e da revista.
– Por ocasião da Solenidade de Corpus Christi, trouxe consigo a experiência de fazer um grande tapete de fuxico, a ideia foi imediatamente aceita pela comunidade e tivemos um lindo tapete nas celebrações.
Fonte: Site da Paróquia Santíssima Virgem