Diocese de Santo André

Terço dos Homens: Encontro adiado para 2021 e fatos das duas edições

Em razão da pandemia da Covid-19, a terceira edição do Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que aconteceria neste sábado (19/09), foi adiado para o ano de 2021, em data a ser divulgada em breve. Entretanto, a Diocese de Santo André recorda histórias e fotos das duas primeiras edições realizadas em 2018 e 2019.
*

Primeiro encontro

O primeiro encontro do movimento mariano do terço masculino ocorreu no dia 22 de setembro, em uma área campal ao lado da Capela Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires. No local, os homens se reuniram para participar da Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. O bispo ressaltou a importância de Nossa Senhora. “A devoção a Maria não nos afasta de Jesus e nem dos objetivos Dele. Continuem a rezar o Terço, a divulgar para outras pessoas. A oração do Terço tem muita força. Todos vocês sabem que é uma oração bíblica porque contempla os mistérios de nossa fé”, recordou.

O assessor diocesano do Terço dos Homens, Pe. Flávio José dos Santos, recordou que a cada ano aumenta a presença dos homens na Igreja. “O homem pode até resistir, mas quando adere é radical. Inclusive, leva a família inteira a rezar. Consegue perceber um olhar diferente de sua realidade e temos muitos testemunhos. Por isso é bom estarmos aqui, por esta troca de experiência”, disse o sacerdote.
*

Segundo encontro
Momentos de troca de experiências, espiritualidade e confraternização reuniram cerca de 600 pessoas no 2º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, ocorrido durante a manhã e tarde de 21 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá, na cidade andreense.

Após a procissão com a imagem de Nossa Senhora ao redor da igreja, representantes de 57 paróquias da Diocese de Santo André participaram da celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que exaltou o movimento mariano pela devoção à Mãe de Deus e empenho pela unidade da Igreja. “Celebrar a fé que age pela caridade é um modo de vida cristão. O amor é colocado como a síntese de todos os mandamentos. Continuem rezando o terço e tragam mais adeptos. Que o Senhor nos dê o dom da fé, que age pela caridade e se mostra na vivência da comunidade entre nós”, reflete o bispo, que agradeceu a acolhida do Pe. Vanderlei Ribeiro e fiéis da paróquia.

Assessor diocesano do Terço dos Homens, Pe. Flávio José dos Santos destacou as práticas dos itinerários de missão, do sentimento de pertença e vida comunitária presentes no 8º Plano Diocesano de Pastoral.

“Deus transforma o coração de pedra em um coração de carne. Que a atuação de vocês seja um motivo para nos pertencermos mais a diocese e sermos um sinal de ternura no mundo”, frisa. A atividade ainda contou com as palestras: “Rito Celebrativo da Missa”, sobre a importância de mostrar os momentos de intimidade com Jesus Cristo, proferida pelo diácono Celso Sais; “Missão África e Maria”, apresentada pelo membro da coordenação nacional do Terço dos Homens, Renatinho Oliveira, sobre o papel missionário que o grupo TH protagonizou em Moçambique, no continente africano, com o projeto Missão África 2018, em pleno Ano do Laicato; testemunhos de bênçãos e graças recebidas por meio da devoção e oração mariana; e o encerramento com a reza do terço e a consagração a Nossa Senhora.
*

Frases

Coordenador diocesano Francisco Mamede analisa o momento como “gratificante e de constante crescimento do movimento em toda a diocese.”

Articuladores diocesanos Carlos Alberto destaca que esse encontro simboliza “a marca de unidade desse movimento da nossa diocese resgatando os homens e suas famílias através dessa devoção mariana” e Péricles Diragitch de Sá salienta que “participar das duas primeiras edições do Encontro Diocesano do Terço dos Homens trouxe um grande momento de fé e esperança para a Diocese de Santo André. Muitas graças pela devoção a nossa mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Com certeza, momentos inesquecíveis.”

Coordenador regional em São Caetano do Sul, James Silva reforça a fé em Nossa Senhora. “Maria, aquela que aponta para a Santíssima Trindade. Maria, a primeira a proclamar-se serva do Senhor.

Coordenador na Região São Bernardo – Rudge Ramos, Francisco Justino Bento cita frase de São Pio Pietrelcina: “o Santo Rosário é a arma de quem quer vencer todas as suas batalhas”, ao reiterar que os dois encontros promoveram a união dos homens em oração.

Da Paróquia Santa Edwiges, em São Bernardo, Eli Carlos e Tiago Ferreira, fazem aniversário no mesmo dia, 26 de abril, e tem a mesma idade: 36 anos. Para ambos, “os encontros são excelentes momentos para além da reflexão, aumentarmos os laços das comunidades de nossa diocese e trazer mais homens para esse lindo movimento, que é o Terço dos Homens.”

Compartilhe:

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira