Mês das Missões: a Igreja em saída por um mundo com justiça e paz

O Mês Missionário na Diocese de Santo André se encerra neste sábado (31/10). Mas a missão de evangelizar e anunciar o Reino de Deus ao povo por um mundo com justiça social, paz e fraternidade é atemporal e continua, sempre.

E o legado desses 31 dias em plena pandemia trouxe um aprendizado por meio de diversas ações que promoveram a unidade diocesana, através de orações como a Novena Missionária e o Santo Terço Missionário; a Coleta Missionária e iniciativas de solidariedade para ajudar os mais pobres e excluídos da sociedade; bem como a celebração do Dia Mundial das Missões, que recordou a nova Encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti” (Somos Todos Irmãos), que trata da amizade social e da fraternidade.

Com o tema “Vida e Missão”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), a Campanha Missionária 2020 aconteceu no mês de outubro em todo o Brasil, por meio das Pontifícias Obras Missionárias, com o objetivo de promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes.

Igreja em saída

Da Ordem Terceira Franciscana Secular, a ministra Maricleide Lameiras (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Mauá) afirma que uma das ações do Mês Missionário foi levar alegria as famílias (principalmente aquelas do grupo de risco que não podem se deslocar até a igreja), com a  Serenata Francisclariana (iniciada com as missões, por meio do curso de missionários administrado pelo Regional Sudeste III, em 2013, tendo renovado com as missões do sínodo na Diocese de Santo André, em 2017). As visitas às casas prosseguirão ao longo do mês de novembro, as terças e quintas, sendo duas famílias visitadas em cada dia, com o apoio do pároco Pe. André Rodrigues da Silva.

“É uma surpresa para as pessoas que não podem ir até a igreja neste momento de pandemia, por conta do coronavírus. A igreja vai até eles”, confidencia Maricleide, sobre a prática da Igreja em saída tão solicitada pelo Papa Francisco.

“Está sendo maravilhoso. Observamos a alegria das pessoas. Se sentem acolhidas pela Igreja. Se emocionam e choram de alegria. Fazemos homenagens. As famílias gostam e recomendam para outras, também”, reitera.

Por um mundo melhor

Na Região Diadema, Frei Thales Ryan de Carvalho (Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes) destaca que primeiramente a missão está sempre ligada aos acontecimentos atuais. “E a realidade desse ano é a Covid-19, que moldou e mudou os modos como a gente lidasse e desenvolvesse os trabalhos pastorais, sobretudo, missionários”, frisa.

Diante dos tempos de pandemia, Frei Thales afirma que neste mês de outubro foi intensificado o cuidado com o próximo, especialmente os mais necessitados de recursos (alimentos, roupas…) neste momento de crise, paralelamente com a transmissão online de testemunhos e terços missionários, como uma oportunidade de crescimento na fé e da partilha da missão de todos e de todas.

“É missão de cada um de nós. Deus chama: “Eu quero ouvir a sua voz!”. A missão pressupõe vocação, espiritualidade, resposta e ação a Deus. Então, esse Mês Missionário foi muito marcante e nos abre a possibilidade de um mundo melhor, de um futuro melhor. E a nossa diocese soube aproveitar bem esse Mês Missionário”, salienta o religioso, em relação ao legado da Campanha Missionária.

Balanço das atividades

A vice-secretária do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) Zildinha Conceição Pasquino, relata como foi a experiência na Região Mauá. Segundo a professora, as paróquias vivenciaram com seus fiéis o Mês Missionário de uma forma diferente, pois não foi possível fazer um grande movimento missionário como foi realizado no ano de 2019, devido a pandemia da Covid-19.

“Algumas se dedicaram a participar da novena missionária transmitida pela Diocese de Santo André. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes concluiu o mês missionário com a serenata franciscana missionária. Já a Igreja Matriz -Paróquia Imaculada Conceição transmitiu pelas redes sociais todas as quartas, após a missa das 19h, o terço missionário com a participação dos membros das pastorais. Por sua vez, a Paróquia São Vicente de Paulo, através dos meios digitais (Google Meet) reuniu os membros de suas pastorais e movimentos para a recitação do terço missionário durante as noites do mês de outubro”, resume.