Completando sete meses da iniciativa criada com o objetivo de oferecer um roteiro para atender os fiéis da Diocese de Santo André que nestes tempos de pandemia não podem participar das missas presenciais, o ABC Litúrgico para Celebração em Casa adquire ainda mais relevância neste Mês Missionário, como incentivador da prática da igreja doméstica.
Segundo o coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano, mesmo com o retorno gradual das celebrações com presença do povo, o subsídio continuará sendo produzido nos próximos meses.
“Iniciamos o Mês Missionário reforçando a importância de sempre manter viva a nossa questão de igreja doméstica. Então, nestes tempos de pandemia, embora muitas igrejas já retornaram com as celebrações presenciais, grande parte dos nossos fiéis ainda estão em casa, celebrando em seus lares, vivendo essa vocação de igreja doméstica que não pode parar nunca”, salienta Pe. Guilherme, que também é pároco da Paróquia São Jorge, na Região Santo André – Leste.
Dicas para uma boa celebração
Para uma boa celebração em casa, o sacerdote orienta a reunião em família, o aprofundamento das leituras e o diálogo sobre os temas da liturgia. A preparação do ambiente também é fundamental com a abertura da Bíblia com o texto a ser proclamado; um vaso com flores; um crucifixo; uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da Santa Missa. Um membro da família pode ser o dirigente da celebração, cada um faz uma leitura e todos rezam e cantam juntos.
“Isso é muito importante para fortalecer a fé nestes tempos difíceis, sobretudo, para transformar nossas casas em verdadeiras igrejas. Então, ao longo do mês, os subsídios continuarão sendo publicados no site da diocese e também aqueles que já estão participando presencialmente nas comunidades, os folhetos habituais, embora não impressos, estão sendo disponibilizados no site para acompanhamento das celebrações”, garante.
Acesse o subsídio
Neste 27º Domingo do Tempo Comum (04/10), a Igreja recomenda a comunhão espiritual para quem participa das missas em casa. Segue abaixo o roteiro especial preparado para os fiéis celebrarem em família, como uma verdadeira igreja doméstica:
Baixe o roteiro para a celebração neste link:
Elaborado pela equipe de redação do ABC Litúrgico, a partir de orientações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a versão digital é veiculada desde o período de isolamento social, iniciado na segunda quinzena de março, em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O folheto online continuará sendo produzido durante o mês de outubro.
Onde assistir?
As missas podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação católicos, emissoras de rádio e televisão, bem como a Santa Missa com Dom Pedro veiculada pelas mídias sociais da Diocese de Santo André, todos os domingos, às 11h, além das celebrações transmitidas por cerca de cem paróquias do Grande ABC.