Pe. Eduardo Antônio Calandro é o novo coordenador da Região Pastoral Santo André – Utinga. O sacerdote assume a função após decreto do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, assinado no dia 30 de setembro de 2020.
Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Eduardo sucede o Pe. Renato Fernandez, atualmente pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc e coordenador da Região Pastoral Santo André – Leste. O período da coordenação vigora até o dia 20 de dezembro de 2021. Acompanhe o bate-papo:
1 -Pe. Eduardo, quais as primeiras ações ao assumir a coordenação da Região Santo André – Utinga?
Primeiro que foi uma grande surpresa, os padres me escolherem para essa missão, uma vez que faz apenas um ano e dois meses que estou na região. Mas mostra também a fraternidade que vivemos entre os padres, algo muito bom e uma comunhão muito bonita que vivemos na região. Percebo que é uma região muito unida, enquanto os padres e os leigos. A minha primeira atitude, de fato, é conhecer mais os trabalhos que os padres vêm desenvolvendo, conhecer mais os trabalhos que os leigos vêm desenvolvendo. Diria que a missão é aprofundar mais, conhecer mais, me encontrar com as pastorais em nível regional, seja de forma online, no momento, para conversarmos sobre os desafios que nós temos em nossa região.
2 -E quais os principais desafios nestes tempos de pandemia?
Os desafios nestes tempos de pandemia são as dificuldades para os encontros. Nós sabemos que os encontros online funcionam, se tornam possíveis para resolver problemas, mas algumas iniciativas na nossa ação evangelizadora exigem presença. O evangelho é da presença, do encontro. Então, nós como cristãos temos de ter um pouco de paciência para os nossos encontros presenciais, para os encontros afetivos. O evangelho é afetividade, mas ainda vamos ter paciência. Então, o desafio é ter paciência para enfrentarmos tudo isso de forma coerente, de forma pastoral.
3 – Quais as diferenças entre administrar uma paróquia e coordenar uma região pastoral? Percebe realidades diferentes e similaridades entre as paróquias da região?
É um aprendizado. Sei o que é conduzir pastoralmente uma paróquia. Estou aprendendo também a forma de conduzir uma paróquia, pastoralmente. E conduzir a região é um trabalho orgânico, ou seja, um trabalho de comunhão e unidade. Então, diria que sou apenas aquele que vai ajudar. Mas quem coordena a região, quem leva a região para frente são os padres. Apenas represento os padres junto aos leigos, junto à ação pastoral. Mas claro, a condução da região se dá com todos os padres da região. Sou um que represento um grupo muito maior, que são os padres.
Quero ser esse elo de unidade entre a região pastoral com os padres que atuam em cada paróquia.
Sobre o novo coordenador
Padre Eduardo Antônio Calandro nasceu no dia 3 de julho de 1978 (42 anos), em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, estado de São Paulo. É doutor em Teologia Pastoral e professor da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Foi ordenado diácono transitório, em 2006, e sacerdote no dia 13 de outubro de 2007 pelas mãos do até então bispo da Diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen, atualmente emérito. Sua primeira paróquia durante o período das ordenações como diácono e presbítero foi a Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, em Itaberaí, no estado de Goiás, entre os anos de 2006 e 2007; atuou na Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Santa Fé de Goiás, também no estado goiano, de 2008 a 2016.
Filho da Diocese de Santo André, retornou ao ABC em 2016, onde assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Diadema, até 2019, quando em agosto do mesmo ano aceita nova missão na condução da Paróquia Santo Antônio, na Região Santo André – Utinga, onde permanece até os dias atuais. Pe. Eduardo também atua desde 2011 na Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), no Grebicat (Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética), e desde 2017 como coordenador da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética na Diocese de Santo André.