A Festa de Nossa Senhora do Rosário é celebrada nesta quarta-feira, dia 7 de outubro. Mas você conhece a origem do Santo Rosário, a oração e a história dessa devoção mariana tão cultuada até os dias de hoje?
Segundo a tradição, a origem do Rosário está no costume dos antigos monges, de fazer suas preces, contando-as com o uso dos dedos das mãos ou mediante pedrinhas ou grãos. Na Idade Média (séculos X-XII), os fiéis costumavam rezar vários “Pais-Nossos” ou várias “Ave-Marias” consecutivos, quando não conseguiam recitar os 150 Salmos. Essa prática foi-se codificando e regulamentando aos poucos, chegando a sua forma atual no século XVI sob o Papa São Pio V (1566-1572), dominicano. Foi esse Pontífice quem determinou tanto o número de “Pai-Nosso” e “Ave-Maria” como o teor dos mistérios que os devem acompanhar.
São Pio V atribuiu a eficácia dessa prece à vitória naval de Lepanto, que aos 7 de outubro de 1571 salvou de grande perigo a cristandade ocidental contra a invasão dos turcos otomanos, muçulmanos. Por isso, o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário em 7 de outubro. Essa primeira parte que relata como essa devoção cresceria ao longo dos séculos é de autoria do professor e escritor Felipe Aquino, radialista e apresentador da Canção Nova.
A oração como ponto de partida
E para falar mais sobre o assunto, o administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Região Pastoral Santo André – Leste, Pe. Cícero Soares da Silva Neto, nos conta como surgiu a oração fundamental no Rosário, a Ave-Maria, mensagem de saudação do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel à Virgem Maria, ao buscar os subsídios nas Sagradas Escrituras.
“A origem do Rosário de Nossa Senhora está no Evangelho de Lucas (Lc 1,28), quando o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem, e ele a chama bem cheia de graça: ‘Alegra-te cheia de graça. O Senhor está contigo'”, cita o sacerdote. “Em seguida, também no evangelho de Lucas (Lc 1,42), quando Maria visita Santa Isabel, e ela exulta de alegria e felicidade, sob a luz do Espírito Santo, quando ela testemunha: ‘Bendita és tu entre as mulheres, e Bendito é o fruto do teu ventre’. Então, essa primeira parte da Ave-Maria está fundamentada no próprio evangelho, palavra de Deus”, complementa.
Para falar sobre a segunda parte da oração, o dogma da Maternidade de Maria que se refere a Virgem Maria como verdadeira Mãe de Deus foi proclamado durante o Primeiro Concílio de Éfeso, realizado no ano de 431 d.C. Daí a segunda parte que rezamos até os dias atuais: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”.
“A segunda parte é uma coisa nossa. Peçamos e pedimos humildemente a Maria, nossa mãe, que rogue a Deus por todos nós. E ao longo desses anos de Cristianismo tem feito muitas graças na vida de todos nós”, acrescenta Pe. Cícero.
“Por isso, lembramos a Senhora do Rosário. E a perspectiva para o nosso tempo não somente da devoção, mas de colocar em Deus, toda nossa força, a nossa esperança e nossa confiança. Maria é para nós, então uma intercessora no céu e reconhecendo isso, nós louvamos e bendizemos a Deus porque revelastes essas coisas aos pequenos e aos simples”, sintetiza.
Sobre o Rosário
O nome Rosário diz que se deve a um relato popular de um monge cisterciense, que se comprazia a rezar 50 ‘Ave-Marias’, que saiam de seus lábios como rosas que iam aos céus e se depositavam na cabeça a Santíssima Virgem. Terço, como diz o nome, é a terça parte do Rosário, que consiste em 50 ‘Ave-Marias’ intercaladas por 10 ‘Pai-Nossos’.
Importância dos papas na devoção
Na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae de 2002, lançada sob o pontificado do Papa João Paulo II, o próprio relata que:
“Vinte e quatro anos atrás, no dia 29 de outubro de 1978, apenas duas semanas depois da minha eleição para a Sé de Pedro, quase numa confidência, assim me exprimia: O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. […] Pode dizer-se que o Rosário é, em certo modo, um comentário-prece do último capítulo da Constituição Lumen gentium do Vaticano II, capítulo que trata da admirável presença da Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja. De fato, sobre o fundo das palavras da “Ave-Maria” passam diante dos olhos da alma os principais episódios da vida de Jesus Cristo” O saudoso sumo pontífice também instituiu os “Mistérios Luminosos” do Rosário nessa mesma carta e proclamou o “Ano do Rosário”, celebrado em 2003.
Dez anos depois, o Papa Bento XVI exortou a “valorizar a oração do Rosário no Ano da Fé”. “Seguindo os passos de meus Predecessores, em particular do Beato João Paulo II quem há dez anos nos deu a Carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, convido a rezarem o Rosário pessoalmente, em família e em comunidade, colocando-nos na escola de Maria, que conduz a Cristo, centro vivo de nossa fé.”
Em 7 de outubro de 2016, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, Papa Francisco confidenciou o quanto o rosário é uma oração querida por ele, que sempre o acompanha: “é a oração dos simples e dos santos… é a oração do meu coração”. Em tempos de pandemia da Covid-19, o Papa Francisco encorajou os fiéis a rezarem o rosário no mês dedicado à Virgem Maria, em maio deste ano, quando se uniu em oração com pessoas de todas as nações para superação das crises e pelo fim da doença.
Neste mês de outubro de 2020, o sumo pontífice renovou o convite para sermos fiéis ao costume de rezar o terço, sobretudo no mês de outubro, tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora do Rosário.
Fontes:
(Canção Nova: Formação – A Origem do Santo Rosário https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/origem-santo-rosario/)
(Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, 16/10/2002: http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/2002/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae.html)
(ACI Digital: Bento XVI pede valorizar a oração do Rosário durante o Ano da Fé, 07/10/2012: https://www.acidigital.com/noticias/bento-xvi-pede-valorizar-a-oracao-do-rosario-durante-o-ano-da-fe-36278
(Vatican News: Papa convida a rezar o rosário em outubro: em família, na comunidade e até pela internet, 01/10/2020: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-10/papa-francisco-audienca-geral-rezar-terco-mes-de-outubro-rosario.html)