Diocese de Santo André

Terço pelo Nascituro intensifica defesa da vida nesta quinta (8)

A Diocese de Santo André, por meio da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, realiza nesta quinta-feira (08/10), às 18h, o Terço pelo Nascituro, com transmissão ao vivo pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube

A iniciativa acontece no Dia do Nascituro e faz parte da programação da Semana Nacional da Vida – promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, entre os dias 1º e 8 de outubro – que tem como tema neste ano: “Vida: dom e compromisso”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2020, e atende aos itinerário 1 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, cujo objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, ao propor um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a espiritualidade, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

A Comissão Diocesana em Defesa da Vida orienta que as paróquias realizem palestras, adoração ao Santíssimo, Terço dos Homens, vigília dos jovens, bênção das gestantes e celebrações com temáticas em favor da vida, evidentemente com todos os cuidados necessários que a nossa diocese tem adotado desde a reabertura das igrejas, em junho deste ano.

Missa pelo Dia do Nascituro

Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini na manhã de domingo (04/10), a Missa pelo Dia do Nascituro reuniu agentes da Comissão em Defesa da Vida e da Pastoral Familiar na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. O pastor da Igreja Católica no Grande ABC recordou a importância de valorizar a vida na sociedade atual, desde o seu início até o fim natural. “Agradecemos o dom da vida que temos e peçamos ao Senhor, a graça de trabalhar para que todos tenham vida e vida plenamente como Jesus nos ensinou”, atesta. Dom Pedro também expressou preocupação com a politização do tema em várias partes do mundo e pediu responsabilidade aos governantes, na implementação de iniciativas positivas sobre o assunto. “Inspirai o empenho em defesa da vida, principalmente nos que detém as decisões em nossas nações, para que a vida seja preservada e defendida em todos os estágios, superando ideologias e políticas nocivas a esse dom precioso de Vossa Bondade”, sintetiza.

Ao final da celebração, todos rezaram juntos a Oração pela Vida:

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!

Compartilhe:

A caridade não passará

Nota de Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Diác. Geraldino

Nota de Pesar pelo falecimento do Diácono Geraldino Pereira Coutinho

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira