Diocese de Santo André

Terço pelo Nascituro intensifica defesa da vida nesta quinta (8)

A Diocese de Santo André, por meio da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, realiza nesta quinta-feira (08/10), às 18h, o Terço pelo Nascituro, com transmissão ao vivo pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube

A iniciativa acontece no Dia do Nascituro e faz parte da programação da Semana Nacional da Vida – promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, entre os dias 1º e 8 de outubro – que tem como tema neste ano: “Vida: dom e compromisso”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2020, e atende aos itinerário 1 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, cujo objetivo é fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, ao propor um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a espiritualidade, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante.

A Comissão Diocesana em Defesa da Vida orienta que as paróquias realizem palestras, adoração ao Santíssimo, Terço dos Homens, vigília dos jovens, bênção das gestantes e celebrações com temáticas em favor da vida, evidentemente com todos os cuidados necessários que a nossa diocese tem adotado desde a reabertura das igrejas, em junho deste ano.

Missa pelo Dia do Nascituro

Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini na manhã de domingo (04/10), a Missa pelo Dia do Nascituro reuniu agentes da Comissão em Defesa da Vida e da Pastoral Familiar na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. O pastor da Igreja Católica no Grande ABC recordou a importância de valorizar a vida na sociedade atual, desde o seu início até o fim natural. “Agradecemos o dom da vida que temos e peçamos ao Senhor, a graça de trabalhar para que todos tenham vida e vida plenamente como Jesus nos ensinou”, atesta. Dom Pedro também expressou preocupação com a politização do tema em várias partes do mundo e pediu responsabilidade aos governantes, na implementação de iniciativas positivas sobre o assunto. “Inspirai o empenho em defesa da vida, principalmente nos que detém as decisões em nossas nações, para que a vida seja preservada e defendida em todos os estágios, superando ideologias e políticas nocivas a esse dom precioso de Vossa Bondade”, sintetiza.

Ao final da celebração, todos rezaram juntos a Oração pela Vida:

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José