Padres participam de Formação sobre Gestão Paroquial e da Cúria

Desde o ano passado, após ouvir o CAED (Conselho de Assuntos Econômicos Diocesanos) e atender inúmeros pedidos de sacerdotes, foi pensado em se realizar uma Formação sobre Gestão Paroquial para os padres de todas as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André, que se tornou realidade e aconteceu ao longo do mês de novembro de 2020.

Com o incentivo e pedido do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, padres gestores da Cúria como o ecônomo, procurador, assessor do Setor Recursos Humanos e vice coordenador do Setor Jurídico e Imobiliário, Pe. Alex Sandro Camilo; o coordenador do Setor Recursos Humanos, assessor do Economato e secretário episcopal, Pe. Camilo Gonçalves de Lima; e o coordenador do Setor Jurídico e Imobiliário e vice coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, prepararam a formação que envolveu inúmeros aspectos da Gestão Paroquial e da Cúria Diocesana. “Esperamos que esta formação possa possibilitar o melhoramento da gestão nas áreas temas desse encontro em toda a Diocese. Também esperamos que melhore o relacionamento entre a Cúria e as Paróquias, no sentido que haja não só colaboração, mas inteiração e integração de todas as ações”, avalia Dom Pedro.

Gestão e Economia

As formações para as 10 Regiões Pastorais da Diocese de Santo André, cujo tema foi “Gestão e Economia”, tiveram uma excelente participação dos padres (párocos e administradores paroquiais) encarregados das paróquias e muitos vigários paroquiais. “A dinâmica empregada neste evento foi participativa, interativa e manteve um bom nível de informação. As intervenções dos participantes contribuíram para o esclarecimento de muitas questões relativas aos temas abordados, quais sejam: gestão financeira da paróquia, conhecimento das obrigações e leis trabalhistas, rotina do RH e legislação trabalhista, contratos nas diversas dimensões e outros assuntos pertinentes à vida financeira e econômica da Diocese”, explica o bispo.

Os temas foram preparados em cima de bibliografias que abordam ideias de gestão paroquial e os exemplos utilizados são baseados na realidade das paróquias do Grande ABC.

Para facilitar a metodologia e produzir um melhor resultado, o presbitério foi dividido conforme as regiões pastorais e agrupado da seguinte maneira:

10/11 Regiões Santo André – Centro e Santo André – Leste
12/11 Regiões Santo André – Utinga e São Caetano do Sul
17/11 Regiões São Bernardo – Centro e São Bernardo – Anchieta
24/11 Regiões São Bernardo – Rudge Ramos e Diadema
26/11 Regiões Mauá e Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra

Dom Pedro participou de todos os encontros realizando uma fala na abertura, na qual pontuou o sentido do encontro, e uma declaração na conclusão, como forma de agradecimento à participação de todos, ao evidenciar algumas questões nas quais pediu uma especial atenção.